Ensino

Início / Ensino

Ensino

Estudantes CTA (sessão de campo)

Querendo que os nossos estudantes beneficiem das possibilidades recentemente criadas pela evolução que se tem verificado no Espaço Europeu de Ensino Superior, o Departamento de Zootecnia suspendeu (em 2006/2007) a possibilidade de novas inscrições no curso de Licenciatura em Engenharia Zootécnica, iniciando a Licenciatura em Ciência e Tecnologia Animal ( CTA ) e o Mestrado em Engenharia Zootécnica ( MEZ ) .

Procurou-se, na CTA , (i) alargar o objecto de estudo, (ii) actualizar o modelo de aprendizagem e (iii) melhorar os níveis iniciais de mobilidade e de empregabilidade, nacional e internacional, dos seus estudantes e futuros Licenciados (por comparação com os Licenciados em Eng. Zootécnica, cujo curso é actualmente uma "singularidade nacional"). Assim, a CTA constituí-se numa formação em biologia animal aplicada aos processos de criação, manutenção e exploração de animais e suas populações, capacitando os estudantes para a intervenção em múltiplas áreas de actividade profissional associadas ao mundo animal.

Quanto ao MEZ , as linhas dominantes de orientação seguidas visaram (i) garantir a maior valorização curricular inerente a uma pós-graduação, (ii) aumentar os graus de liberdade do Mestrando na escolha do seu percurso formativo concreto e (iii) focar este ciclo de estudos na aquisição/desenvolvimento de um leque de competências verticais nas áreas mais relevantes da moderna Engenharia Zootécnica.

A frequência de unidades curriculares avulsas dos planos de estudo da CTA ou do MEZ é possível, mesmo não estando inscrito num curso ministrado pela U. de Évora. Mais informação poderá ser consultada na secção de perguntas frequentes deste portal ( "FAQ ").