Ensino

Início / Ensino / Licenciaturas / Ciência e Tecnologia Animal

Um curso actual, moderno, mundialmente conhecido, onde “emprego” é a regra...

Ciência e Tecnologia Animal

Vagas: _30
Total de ECTS: _180
Provas específicas:

(02) Biologia e Geologia

Objectivos

A Licenciatura em Ciência e Tecnologia Animal pela U. de Évora tem como principal objectivo a formação superior inicial no domínio da biologia animal aplicada aos processos de criação, manutenção e exploração de animais e suas populações (mamíferos, aves, peixes, insectos, etc.), por exemplo visando fins económicos, de companhia, de desporto ou de lazer.

Pretende ainda conferir formação que possa ser utilizada em trabalhos de conservação de espécies em risco ou na utilização de animais destinados à investigação e produção de moléculas, tecidos e órgãos de interesse para as medicinas humana e veterinária.

Esta Licenciatura garante sólida formação em espiral, que abarca os vários níveis de estrutura biológica (molecular, celular, organismos, populações e seus ecossistemas).

Finalmente, as aprendizagens ligadas às técnicas subjacentes (desde as moleculares e celulares até às ligadas às indústrias da produção de serviços e bens alimentares para o Homem) são complementadas através de múltiplos estágios, realizados ao longo do curso, em empresas e instituições de investigação, ao nível nacional e internacional, de acordo com os interesses dos estudantes enquanto futuros profissionais.

Organização

Queremos que a Licenciatura em Ciência e Tecnologia Animal seja... Uma experiência bem sucedida !

Por isso, no primeiro ano, o estudante melhorará conhecimentos e adquirirá competências fundamentais nos domínios fulcrais que sustentam a Ciência e Tecnologia Animal. Simultaneamente, irá conhecer os principais usos, produtos e serviços de múltiplas espécies animais, bem como os novos horizontes e desafios associados às suas futuras utilizações. Terá ainda oportunidade de estudar línguas estrangeiras ou desenvolver capacidades de estudo e de trabalho, visando a formação contínua ao longo da vida.

No segundo ano, intensificar-se-á o estudo modular de sistemas, processos e técnicas nos domínios da Ciência e Tecnologia Animal, com oportunidade para contactar com as realidades estudadas, numa típica aproximação de “mãos na massa”. Para tal, o estudante cumprirá períodos de estágio curricular em contexto laboral, que lhe permitirão testar os seus interesses profissionais e trabalhar em ambiente empresarial real.

No último ano, o estudante terá grande intervenção na escolha do seu percurso académico, de modo a melhor o ajustar aos seus interesses pessoais ou profissionais futuros. Desenvolverá um projecto e estágiará numa moderna realidade empresarial ou académica, no país ou no estrangeiro, onde trabalhará sob supervisão de profissionais experientes. Adquirirá a sua própria noção sobre os comportamentos e atitudes profissionais que o mundo laboral mais valoriza e melhorará o seu nível inicial de empregabilidade. Caso o estudante esteja interessado, podemos ainda ajudar na candidatura de um projecto de negócio ou na procura de mecanismos de financiamento.

Vantagens

A Licenciatura em Ciência e Tecnologia Animal pela U. de Évora oferece várias vantagens comparativas .

É um curso actual, moderno, conhecido em todos os continentes, onde a palavra “desemprego” só muito raramente é pronunciada.

Adopta uma moderna “filosofia” de ensino modular, com tutores individuais e assistência “on-line” permanente (de particular conveniência quando o estudante está em casa ou na empresa).

Investe consideravelmente em estágios curriculares em empresas (ou outras entidades externas à U. de Évora), do 1º ao 3º ano, a nível nacional ou internacional, contribuindo relevantemente para a empregabilidade inicial dos seus recém-licenciados.

Possibilita-te um elevado grau de intervenção no ajustamento ao teu percurso formativo dos temas em que depositas maior interesse pessoal/profissional.

Permite a aprendizagem de línguas estrangeiras, melhor capacitando para a mobilidade e competição internacionais. A mobilidade interna está também facilitada, estando garantida a possibilidade de solicitares transferência, durante o 1º ano, para outros cursos da U. de Évora (por exemplo, Biologia ou Medicina Veterinária).

Finalmente, grande parte da tua aprendizagem decorrerá no único Campus Universitário do país que reúne ecossistemas naturais, herdades experimentais, hospital veterinário, infra-estruturas e equipamentos ligados às produções e usos animais, bem como o acesso facilitado ao contacto com populações de todas as espécies de animais domésticos e algumas de animais selvagens.

( Porquê a Universidade de Évora ? )

( Mensagem da Directora de Curso )

Saídas Profissionais

Actualmente, mais de 500 classes de emprego ocupam Licenciados em Ciência Animal a nível mundial.

As oportunidades de negócio são cada vez maiores, criando contextos favoráveis à fundação bem sucedida de empresas próprias.

A título exemplificativo, referem-se algumas das possíveis saídas profissionais:

  • Empresas que investigam, produzem e/ou comercializam tecnologias, alimentos, equipamentos ou medicamentos para animais.
  • Empresas de biotecnologia (por ex., envolvidas em melhoramento animal, transferência embrionária ou na utilização de animais transgénicos para a produção de proteínas/tecidos animais para uso em medicina humana ou veterinária).
  • Empresas ou outras Entidades associadas:
    • à produção de animais.
    • à transformação dos seus produtos (por ex., indústrias alimentares como as da carne, do leite, dos ovos e respectivos derivados).
    • à utilização dos animais em serviços de companhia, desporto ou lazer (por ex., produção/treino de cães de raça, oferta de actividades equestres, jardins zoológicos, parques naturais ou animais de interesse cinegético/turístico).
    • à mitigação dos seus impactos ambientais (por ex., redução de emissões de gases com efeito de estufa ou tratamento eficaz de efluentes).
    • ao impacto dos animais na segurança alimentar e na saúde pública (por ex., nos domínios da rastreabilidade dos produtos alimentares de origem animal ou da redução de riscos associados às zoonoses).
    • à conservação de espécies animais e seus ecossistemas.
  • Empresas farmacêuticas com desenvolvimento/testagem de produtos em animais (por ex., medicamentos ou produtos de beleza) ou outras entidades que investigam na área da saúde animal/humana, recorrendo a animais experimentais.
  • Organismos oficiais de planeamento, regulação, administração ou fiscalização (por ex., Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).
  • Instituições de Ensino Superior ou Investigação que usem/estudem animais.
  • Entidades prestadoras de serviços com componente animal (por ex., elaboração / avaliação de projectos, consultadoria ou gestão).
  • Federações, Associações, Cooperativas de produtores e outros utilizadores de animais.

Mais informação:

Contacte-nos via cta@uevora.pt .

Tabela de equivalências a unidades curriculares da CTA

Poderá consultar aqui a tabela de equivalências a unidades curriculares da CTA, com base em disciplinas dos anteriores planos de estudo (4 e 5 anos) do curso de Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela U. de Évora.

Plano de Estudos

[ cta_plano.pdf (114,73 kB) ]

1º Semestre

Código Nome ECTS
MAT0931 Matemática 07
BIO0290 Biologia celular 06
QUI1095 Química orgânica geral 06
ZOO1145 Introdução aos sistemas de produção agropecuária 06
Optativa de formação geral
000 Optativa de formação geral (opção condicionada) 06

2º Semestre

Código Nome ECTS
ERU0533 Princípios de engenharia aplicados à ciência animal 06
MAT0915 Estatística 06
BIO0408 Microbiologia 06
QUI1041 Bioquímica geral 06
Optativa de formação geral
000 Optativa de formação geral (opção livre) 06

3º Semestre

Código Nome ECTS
ZOO1147 Organização da produção agro-pecuária 06
ZOO1136 Anatomia e fisiologia animais I 06
ZOO1144 Genética e técnicas de melhoramento animal 06
MVT1028 Noções de sanidade animal 06
Optativa I (seleccionar uma das seguintes unidades curriculares)
ERU0534 Sistemas de informação e automação em ciência animal 06
FIT0733 Fundamentos de agricultura geral 06

4º Semestre

Código Nome ECTS
ZOO1137 Anatomia e fisiologia animais II 06
ZOO1143 Comportamento e bem-estar animal 06
MVT1029 Reprodução animal: - fisiologia e controlo 06
ZOO1146 Nutrição animal 06
ZOO1135 Alimentos e tecnologias de alimentos para animais 06

5º Semestre

Código Nome ECTS
ZOO1155 Sistemas e técnicas de produção de ruminantes 06
ZOO1153 Sistemas e técnicas de produção de não ruminantes 06
ZOO1148 Processos tecnológicos e qualidade alimentar 06
Optativas II e III (seleccionar duas das seguintes unidades curriculares)
ZOO1154 Sistemas e técnicas de produção de outras espécies animais 06
ZOO1138 Animais de companhia, desporto e lazer 06
ERU0531 Instalações e equipamentos agropecuários 06

6º Semestre

Código Nome ECTS
ZOO1160 Estágio em contexto empresarial 10
ZOO1150 Projecto 08
Optativas IV e V (seleccionar duas das seguintes unidades curriculares)
ZOO1142 Ciência e tecnologia do leite e derivados 06
ZOO1140 Ciência e tecnologia da carne e derivados 06
ZOO1141 Ciência e tecnologia de outros produtos de origem animal 06
ZOO1149 Produção animal em regiões tropicais e subtropicais 06