Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Alimentação e dietética animal

Ração para cães

Alimentação e dietética animal

Código: ZOO1506 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 04
Ano: 3º Ano | Semestre: 6º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Princípios de nutrição animal.

Docentes

Manuel D´Orey Cancela D´Abreu
Maria Elvira Sales Baptista
Amadeu António Borges Freitas

Observações:

Unidade curricular afecta ao Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

Objectivos

Ao completar a unidade curricular os estudantes deverão poder definir a condição nutricional de um animal (de produção ou de companhia) e serem capazes de recomendar um maneio alimentar apropriado. Deverão adquirir um conhecimento adequado dos alimentos utilizados em alimentação animal e do seu potencial para entrarem em dietas de ruminantes, monogástricos e animais de companhia, incluindo a tecnologia aplicada na sua conservação e fabrico.

Competências

Os estudantes deverão compreender os princípios dos métodos utilizados para determinar as necessidades dos animais e como podem ser formuladas as dietas que as satisfaçam. Deverão ainda conhecer os erros alimentares mais habituais assim como as suas implicações na saúde dos animais assim como saber alimentar os animais em algumas situações de doença, em especial nos animais de companhia.

Tópicos programáticos

Alimentos para animais: alimentos grosseiros (pastagens e forragens) e alimentos concentrados (energéticos e proteicos). Factores anti-nutritivos. Aditivos alimentares e dietas medicadas. Necessidades nutricionais para manutenção e produção alimentar ao longo do ciclo produtivo dos diversos animais. Alimentação dos animais de companhia: matérias primas mais frequentemente utilizadas, alimentação ao longo do ciclo de vida e alimentação clínica. Formulação de dietas: princípios e exercícios práticos. Fabrico de alimentos compostos para animais.

Bibliografia Básica

MCDONALD, P.; EDWARDS, R. A.; GREENHALGH, J. F. D.; MORGAN, C. A. (2002). Animal Nutrition. Prentice Hall; 6th edition. 672 pp.

CASE, L. P.; CAREY, D. P.; HIRAKAWA, D. A.; DARISTOTLE, L. (2000). Canine and Feline Nutrition – A Resource for Companion Animal Professionals. 2nd Edition. Mosby Inc. St. Louis. 592 pp.

JARRIGE, R. (Ed) (1988) Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. INRA Editions. 478 pp.

BLUM, J.-C. (Ed) (1988). Alimentation des Animaux Monogastriques: Porc, Lapin, Volailles. INRA Editions. 2nd Edition. 282 pp.

Métodos de Ensino

Dois tempos lectivos semanais (de 1 e de 2 horas) de contacto com os estudantes. Durante estes tempos serão transmitidos e explicados os principais conceitos, procurando-se que se siga a discussão e resolução de casos concretos relacionados com os conceitos transmitidos e que permitam a sua integração com conhecimentos já anteriormente adquiridos e sua aplicação prática à alimentação dos animais. Alguns temas serão apresentados sob forma de perguntas a que os estudantes responderão, umas vezes durante a aula outras em trabalho individual, recorrendo a diferentes fontes bibliográficas (incluindo pesquisa na Internet). Os estudantes realizarão um trabalho (cerca de 4 páginas), apresentá-lo-ão e discuti-lo-ão com os colegas, sobre um alimento ou programa alimentar. A formulação de rações será realizada utilizando métodos manuais ou um programa informático especialmente concebido para esse fim e semelhante aos utilizados na industria de alimentos compostos para animais (baseado na programação linear).

Regime de Avaliação

Dois testes escritos (2h cada) ou um exame final escrito ou oral (70%), um trabalho escrito (10%) e um exame prático de arraçoamentos (20%).