Início / Ensino / Módulos (UCs) / Alimentos e tecnologias de alimentos para animais

Silos de alimentação

Alimentos e tecnologias de alimentos para animais

Código: ZOO1135 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Nutrição animal.

Manuel D´Orey Cancela D´Abreu
Maria Elvira Sales Baptista
Amadeu António Borges Freitas

Dar a conhecer os principais grupos de alimentos utilizados em alimentação animal, desde os de menor qualidade até aos concentrados em energia e proteína. Revelar a sua utilização nas diversas espécies animais e para vários tipos de produções. Pretende-se que os estudantes entendam os factores que afectam a eficiência de utilização de pastagens e forragens (frescas e conservadas) pelos ruminantes e sejam capazes de integrar estes conhecimentos na elaboração de planos de utilização de recursos forrageiros.

Descrever os vários grupos de alimentos que são utilizados em alimentação animal. Avaliar o valor nutritivo de pastagens, incluindo gramíneas, cereais e outros tipos de plantas e seus sub-produtos para alimentação animal. Discutir a utilização de arbustos e árvores e seus sub-produtos em produção animal. Escolher e aplicar métodos de conservação de forragens. Explicar a utilização de sementes, incluindo sementes de cereais, oleaginosas, leguminosas e seus sub-produtos como fontes alimentares para os animais. Delinear um programa de utilização de recursos forrageiros de uma exploração. Propor suplementos para animais em pastoreio.

Interacção entre a produção e a utilização de pastagem. Necessidades dos animais em pastoreio. Factores que afectam a eficiência do pastoreio (disponibilidade de pastagem, qualidade da pastagem, sistemas de pastoreio, comportamento do animal em pastoreio). Princípios da suplementação de animais em pastoreio. Princípios da conservação de forragens. Valor nutritivo de silagens e factores de variação. Valor nutritivo de fenos e factores de variação. Alimentos energéticos (raízes, tubérculos e subprodutos, grãos de cereais e sub-produtos, gorduras). Alimentos proteicos (fontes proteicas de origens animal e vegetal). Fontes alimentares de minerais e vitaminas. Aditivos alimentares. Tecnologia de fabrico de alimentos compostos para animais.

MCDONALD, P.; EDWARDS, R. A.; GREENHALGH, J. F. D.; MORGAN, C. A. (2002). Animal Nutrition. Prentice Hall; 6th Edition. 672 pp.

Dois tempos lectivos de 2 horas cada, por semana de contacto com os alunos. Durante estes tempos serão transmitidos e explicados os principais conceitos, procurando sempre que se siga a resolução e discussão de casos concretos que permitam a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos e uma aplicação prática à alimentação dos animais. Alguns temas serão apresentados em forma de perguntas a que o aluno terá que procurar dar resposta, umas vezes durante a aula outras em trabalho individual, recorrendo a diferentes fontes bibliográficas (incluindo pesquisa na Internet). O aluno terá conhecimento prévio da matéria que irá ser abordada na aula seguinte, sendo estimulado a prepará-la antecipadamente. Serão realizadas várias visitas de campo para observação das pastagens, dos animais em pastoreio e do fabrico e administração de silagem e de feno.

Dois testes teóricos ou, alternativamente, um exame final escrito ou oral (80 %). Desenvolvimento de um programa alimentar para um grupo de animais como, por exemplo, uma manada de vacas ou rebanho de ovelhas (20%).