Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Anatomia e fisiologia animais I

Esqueleto de bovino

Anatomia e fisiologia animais I

Código: ZOO1136 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 2º Ano | Semestre: 3º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Biologia celular; Bioquímica geral.

Docentes

Maria João Silva Almeida
José Manuel Ruivo Martins

Objectivos

Introduzir conceitos e princípios fundamentais da organização funcional do organismo. Evidenciar os mecanismos básicos da actividade orgânica aos diversos níveis de organização estrutural e funcional com particular ênfase para os mecanismos de controlo da referida organização funcional.

Competências

Localizar e reconhecer as estruturas orgânicas. Ter capacidade para integrar o funcionamento dos órgãos. Colher, registar e analisar parâmetros fisiológicos. Discutir as adaptações fisiológicas em diferentes contextos ambientais.

Tópicos programáticos

Introdução à Anatomia e Fisiologia. Terminologia anatómica. Organização geral do animal. Sistema esquelético. Esqueleto axial e apendicular. Articulações. Classificação anatomo-funcional. Sistema muscular: tipos de músculo e mecanismos de contracção. Sangue e suas funções. Regulação das funções corporais. Neurónios: Estrutura anatomo-funcional. Organização geral do sistema nervoso. Sistema nervoso central e periférico. Sistema cardiovascular. Estrutura anatómica do coração e vasos sanguíneos. Circulação sistémica e pulmonar. Dinâmica cardíaca e fluxo sanguíneo e sua regulação. Sistema respiratório. Estrutura anatómica. Mecânica da respiração. Intercâmbio e transporte de gases e regulação da respiração. Sistema urinário. Anatomia do rim e estruturas acessórias. Mecanismos de formação da urina. Factores que regulam a diurese. Equilíbrio hídrico e ácido-base.

Bibliografia Básica

REECE, W O (2005) Functional Anatomy and Physiology of Domestic Animals. 3 rd edition. Lippincott Wiliams & Wilkins.
MARIEB, E N & HOEHN, K (2006) Human Anatomy and Physiology. 7th edition. Benjamin Cummings.

Métodos de Ensino

Alicerçado na exposição teórica dos principais tópicos de cada tema, na ilustração prática de conceitos fisiológicos baseados em programas computacionais e técnicas laboratoriais e na resolução de estudos de casos.

Regime de Avaliação

2 Exames escritos (70 %). Participação nas discussões e resolução de casos (30 %).