Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Anatomia e fisiologia animais II

Modelo de bovino

Anatomia e fisiologia animais II

Código: ZOO1137 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 2º Ano | Semestre: 4º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Microbiologia; Anatomia e fisiologia animais I; Princípios de engenharia aplicados à ciência animal.

Docentes

José Manuel Ruivo Martins
Maria João Silva Almeida
Alfredo Manuel Franco Pereira
Cristina Maria Conceição Pinheiro

Objectivos

Introduzir os processos fisiológicos da digestão, crescimento e desenvolvimento, reprodução, lactação e fisioclimatologia no organismo animal.

Competências

Conhecer os mecanismos fundamentais da digestão, do crescimento, da reprodução e lactação e da fisioclimatologia. Ter capacidade para integrar as diversas funções. Colher, registar e analisar parâmetros fisiológicos. Discutir as adaptações fisiológicas em diferentes contextos ambientais.

Tópicos programáticos

Sistema digestivo: anatomia do tracto digestivo, regulação da função gastrointestinal, secreções digestivas, mecanismos de digestão e absorção, comparação com a digestão nos ruminantes e nas aves. Sistema endócrino: hormonas e mecanismos de acção hormonal, principais glândulas endócrinas (secreções e controlo). Crescimento e desenvolvimento: composição corporal e características de carcaça, curvas de crescimento e alometria, efeito do crescimento na composição corporal, factores que afectam a composição corporal, endocrinologia do crescimento. Lactação: estrutura, crescimento e desenvolvimento da glândula mamária, lactogénese, galactopoiese. Regulação da temperatura corporal: temperatura corporal, respostas fisiológicas ao calor e frio, hipotermia e hipertermia.

Bibliografia Básica

REECE, W O (2005) Functional Anatomy and Physiology of Domestic Animals. 3rd edition. Lippincott Wiliams & Wilkins.
MARIEB, E N e HOEHN, K (2006) Human Anatomy and Physiology. 7th edition. Benjamin Cummings.

Métodos de Ensino

Alicerçados na exposição teórica dos principais tópicos de cada tema, na ilustração prática de conceitos fisiológicos baseados em programas computacionais e técnicas laboratoriais e na resolução de estudos de casos.

Regime de Avaliação

2 Exames escritos (70 %) e participação nas discussões e resolução de casos (30 %).