Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Animais de companhia, desporto e lazer

Gato (Felis catus)

Animais de companhia, desporto e lazer

Código: ZOO1138 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 3º Ano | Semestre: 5º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II; Nutrição animal; Alimentos e tecnologias de alimentos para animais; Reprodução animal: - fisiologia e controle.

Docentes

José Antunes Afonso Almeida
Alfredo Manuel Franco Pereira
António Paulo Duque Fonseca
Maria Elvira Sales Baptista

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes um conhecimento geral acerca dos animais de companhia, desporto e lazer, bem como a sua inserção nas culturas humanas.

Competências

Saber identificar as diferentes espécies e raças de animais que cumprem funções de companhia, desporto ou lazer do homem; descrever o papel que historicamente aquelas espécies cumpriram e cumprem nas sociedades humanas; capacidade para definir a natureza, as características comportamentais inatas, as necessidades nutricionais, alimentares e de maneio específicas garante da saúde e bem-estar de cada espécie; saber identificar as doenças mais comuns e descrever as boas práticas e formas de melhor as prevenir e controlar.

Tópicos programáticos

O processo da domesticação. Introdução às várias funções que os animais cumprem nas sociedades humanas e seus impactos na actividade e bem estar dos humanos. Princípios de direitos dos animais. As características comportamentais básicas do cavalo, cão e gato – compreensão dos seus parâmetros físicos e mentais e sua utilização na comunicação homem-animal. Princípios de maneio e nutrição de importância actual das principais espécies de animais de companhia, desporto e lazer (com ênfase no cavalo, cão e gato). Introdução aos princípios de sanidade das espécies animais em consideração, incluindo o seu reconhecimento, prevenção e controlo. Procedimentos adequados de interacção animal-homem e os processos de maneio recomendados para o cavalo, cão e gato.

Bibliografia Básica

WILCOX, B e WALKOWICZ, C (1995) The atlas of dog breeds of the World.
ABRANTES, R; RASMUSSEN, A e WHITEHEAD, S (2001) Dog language: an encyclopedia of canine behavior. Wakan Janka Pub.
ABRANTES, R (2003) The evolution of canine social behavior. Wakan Janka Publishers.
WILCOX, B e WALKOWICZ, C (1995) The atlas of dog breeds of the World.
BUDIANSKY, S (2003) The character of cats: the origins, intelligence, behavior, and stratagems of Felis silvestris catus.
MIELKE, R (2004) Horses/Caballos: breeds. Leisure Time - Sports/Razas - Ocio - Deporte.
LYONS, J e GALLATIN, M (1999) Raising & feeding the perfect horse. John Lyons Perfect Horse Library Series.

Métodos de Ensino

Após algumas lições iniciais acerca das questões transversais, os diversos tópicos serão abordados de forma integrada para cada espécie animal em seminários com a participação de docentes, criadores e especialistas.

Regime de Avaliação

Trabalho individual (40 %) e exame oral (60 %).