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Obreiras de Apis mellifera L. sobre favo com néctar/mel

Apicultura

Código: ZOO10427 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 2º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Demonstração de conhecimentos/competências em apicultura ou apidologia ao nível do 1º ciclo de estudos do ensino superior.

Docentes

António Manuel Coelho Murilhas

Objectivos

Compreender a origem, evolução e distribuição do género Apis. Conhecer o que são, como normalmente se comportam e com que ameaças se defronta a A. mellifera. Consciencializar das implicações daí resultantes para a economia da atividade apícola, o ambiente e a segurança dos produtos/serviços por ela gerados. Desenvolver vias de intensificação/diversificação de produções/serviços apícolas. Detalhar o processamento e avaliação de qualidade dos produtos/serviços apícolas, com identificação dos principais pontos críticos de controlo.

Competências

Demonstrar conhecimento aprofundado de biologia, patologia e produção apícolas. Analisar enquadramentos produtivos, identificar pontos críticos e propor esquemas de monitorização de qualidade dos produtos/serviços apícolas. Usar recursos informáticos e linguísticos adequados à recolha e processamento eficiente de informação que permitam analisar, avaliar, sistematizar, resolver e/ou comunicar situações específicas complexas.

Tópicos programáticos

Evolução, diversidade e biogeografia; sistemas individuais e coloniais de auto-regulação; comunicação intra- e extra-colonial; pastoreio e regulação da colheita de recursos; substituição de indivíduos e reprodução de colónias; doenças, predadores e intoxicações; intensificação e/ou conciliação de sistemas de produção e prestação de serviços; processamento, transformação, avaliação e certificação de produtos; monitorização de sistemas de produção com valor acrescentado; oportunidades, ameaças e novos horizontes para apicultura; novas tecnologias e principais vetores de investigação apícola.

Bibliografia Básica

GOODMAN, L (2003) Form and function in the honey bee. IBRA; Cardiff, UK; 220pp

O'TOOLE, C e RAW, A (1999) Bees of the world. Cassell, PLC; London, UK; 192 pp

MORSE, R e FLOTTUM, K (1997) Honey bee pests, predators & diseases. A.I. Root; Medina (Ohio), USA; 718 pp

KRELL, R (1996) Value-added products from beekeeping. FAO; Rome, Italy; 409pp

FREE, J (1993) Insect pollination of crops. Academic Press; London, UK; 684 pp

MORITZ, R e SOUTHWICK E (1992) Bees as Superorganisms. Springer-Verlag; Berlin, Germany; 395 pp

CRANE, E (1990) Bees and beekeeping: Science, practice and world resources. Heinemann Newnes; Oxford, UK; 614pp

RUTTNER, F (1988) Biogeography and Taxonomy of Honeybees. Berlin, Germany; Springer-Verlag; 284 pp

WINSTON, M (1987) The biology of the honey bee. Harvard Univ. Press; Massachusetts, USA; 281pp

RINDERER. T (1986) Bee genetics and breeding. Academic Press; New York, USA; 413pp.

Métodos de Ensino

Contextualização, exposição e discussão de matérias em sessões de natureza coletiva e em plataforma de E-learning. Aprendizagem personalizada dirigida (orientada) em áreas de maior relevância profissional ou interesse pessoal. Proposta, defesa, realização, apresentação e discussão de resultados obtidos a partir de trabalhos (i) de revisão, (ii) de caracterização, avaliação e melhoria de sistemas de produção, produtos ou serviços ou (iii) de investigação.

Regime de Avaliação

Uma prova escrita (50%). Trabalhos de revisão, de campo ou de laboratório (50%).