Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Biologia celular

Condrócitos

Biologia celular

Código: BIO0290 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 1º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Docentes

Jorge Quina Ribeiro de Araújo

Objectivos

Conhecer as propriedades das principais biomoléculas, os principais métodos e técnicas de estudo da célula e as principais teorias sobre a origem da vida. Compreender a estrutura funcional genérica de uma célula, enquanto resultado de um processo evolutivo e simbiótico. Conhecer as propriedades da membrana celular e relacioná-las com os mecanismos responsáveis pelo transporte celular. Conhecer o suporte genético da informação, sua expressão na síntese molecular e sua transmissão no decurso dos processos de divisão celular. Conhecer as vias bioquímicas de captação, armazenamento e utilização da energia, por parte da célula. Conhecer os mecanismos de recepção e amplificação de informação subjacentes à comunicação química celular. Compreender os mecanismos subjacentes à diferenciação celular e à morte celular (apoptose). Conhecer as principais aplicações da biologia celular na medicina curativa e forense, nas bio-indústrias e nos outros ramos da biologia.

Competências

Executar as várias técnicas de rotina de preparação de material biológico para estudo ao microscópio fotónico e electrónico, e conhecer os seus fundamentos teóricos. Saber utilizar o microscópio fotónico como instrumento de observação e de medição, e conhecer os princípios físicos do seu funcionamento. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias de comunicação e de informação. Desenvolver o domínio da língua inglesa e francesa aplicadas ao estudo da biologia celular. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou orais. Desenvolver a utilização da plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle).

Tópicos programáticos

Métodos e Técnicas de estudo da célula. Biomoléculas. Origem da vida. Células: paradigmas e diversidade. Ordem Arquitectural: membrana celular; organitos membranares; organitos semi-autónomos; citossol e suas inclusões. Citosqueleto. Estruturas extra-celulares: parede celular, matriz extracelular. Ordem Funcional: transportes transmembranares e metabolismo. Energia: termodinâmica na célula; reacções de oxido-redução; conversão de energia. Informação: Informação genómica; comunicação intercelular e intracelular; reconhecimento celular. Reprodução celular: Mitose: cromossomas mitóticos; ciclo da mitose. Proliferação e diferenciação celulares: factores de crescimento; mecanismos de diferenciação. Meiose. Morte celular (apoptose). Aplicações da biologia celular.

Bibliografia Básica

AZEVEDO, C (coordenador) (2005) Biologia celular e molecular. Lidel, 4ª edição, Porto.
DE ROBERTIS, E e DE ROBERTIS, Jr., E M (1996) Biologia celular e molecular. (Trad. J. Mesquita) Ed. F. C. Gulbenkian, Lisboa.
PINTO RICARDO, C e TEIXEIRA, A P (1993) Moléculas biológicas. Didáctica Editora. Lisboa.
PINTO RICARDO, C e TEIXEIRA, A P (1993) Enzimas. Didáctica Editora. Lisboa.
DARNELL, J; LODISH, H e BALTIMORE, D (1990) Molecular cell biology. Scientific American Books. 2nd Ed. New York.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são dedicadas à estruturação da matéria, à definição de conceitos e à orientação do processo de aprendizagem. As aulas práticas laboratoriais são dedicadas à aquisição de destreza nas técnicas de microscopia e à observação de aspectos específicos relacionados com a identificação de células. A pilotagem da aprendizagem efectua-se complementarmente através da plataforma Moodle. São, deste modo, disponibilizados conteúdos (textos ilustrados), artigos de divulgação científica publicados em língua estrangeira, e testes de aferição de conhecimento. Por via electrónica, o docente mantém contacto regular com os alunos.

Regime de Avaliação

Avaliação somativa através de dois testes de frequência e de exame teórico escrito (50%) e de exame prático (50%). De modo contínuo, realiza-se avaliação de aferição, não somativa.