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Laboratório

Bioquímica geral

Código: QUI1041 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 2º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Docentes

Maria do Rosário Caeiro Martins
Célia Maria Miguel Antunes

Objectivos

Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos no domínio da bioquímica. Especificamente, pretende-se que estes adquiriram conhecimentos que lhes permitam descrever a estrutura e função das biomoléculas e compreender a sua importância nos seres vivos. Os estudantes deverão aplicar correctamente os conceitos, princípios científicos, métodos e procedimentos bioquímicos para a compreensão de aspectos relevantes em ciências biológicas. Designadamente, a composição e funcionamento das células e organismos, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações relevantes novas que surjam nesta ou noutras áreas científicas afins.

Competências

Domínio dos conhecimentos de bioquímica e sua aplicação a novas situações na sua área específica de formação. Identificação e caracterização dos principais grupos de biomoléculas. Observação, selecção e interpretação de dados. Avaliação de resultados e resolução de problemas de bioquímica. Conhecimento de métodos e procedimentos laboratoriais para identificação, separação e quantificação de biomoléculas. Planeamento e execução experimental. Análise de dados com rigor e espírito crítico. Planeamento das actividades e gestão adequada do tempo de estudo. Capacidade de trabalho em equipa. Competências comunicacionais e uso competente de tecnologias de informação. Capacidade de elaboração de relatórios laboratoriais.

Tópicos programáticos

Introdução à bioquímica e sua correlação com as outras ciências. A importância da água e dos iões inorgânicos nos biossistemas. Sistemas tampão biológicos. Métodos e técnicas utilizados em bioquímica. Nomenclatura, estrutura e propriedades das biomoléculas: glúcidos, lípidos; aminoácidos, péptidos, proteínas e ácidos nucleicos. Lipoproteínas plasmáticas. Biomembranas. Enzimas e cinética enzimática. Bioenergética e bioelectroquímica. A importância do ATP no metabolismo. Anabolismo e catabolismo. As principais vias metabólicas. Introdução ao metabolismo glucídico, lipídico e proteíco. Integração e regulação metabólicas.

Bibliografia Básica

CAMPOS, L (2005) Entender a bioquímica, 4ª edição. Escolar Editora, Lisboa.
MCKEE, T e MCKEE, J R (2003) Biochemistry: the molecular basis of life, 3rd edition, McGraw-Hill, New York.
VOET, D e VOET, J G (2005) Fundamentals of biochemistry. 2nd edition. John Wiley & Sons, Inc., New York.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelos docentes e em notas recolhidas pelos alunos, quer durante as aulas quer na pesquisa realizada individualmente. As aulas teóricas serão apoiadas por técnicas audiovisuais e algum software apropriado à simulação da aplicação de conceitos. As aulas laboratoriais funcionam em articulação e em complementaridade com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial e à resolução de problemas que concretizem exemplos práticos dos conteúdos teóricos.

Regime de Avaliação

O sistema de avaliação está organizado de modo a ter em conta o trabalho realizado e o aproveitamento obtido nas várias componentes da disciplina: teórica, prática não laboratorial e prática laboratorial. A componente prática laboratorial é avaliada de uma forma contínua por integração dos resultados da avaliação quantitativa obtidos com base na assiduidade e desempenho observado durante a execução dos trabalhos, na elaboração de relatórios onde serão tratados e interpretados os resultados obtidos e na resolução de questões orais e/ou escritas sobre os trabalhos executados. A componente teórica e prática não laboratorial são avaliadas, individualmente e por escrito, em duas modalidades optativas: avaliação contínua (dois testes) ou exame final. A nota final será calculada, atendendo às seguintes ponderações: 30% da componente prática laboratorial e 70% da nota obtida nas componentes teórica e prática não laboratorial.