Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Ciência e tecnologia de outros produtos de origem animal

Mel

Ciência e tecnologia de outros produtos de origem animal

Código: ZOO1141 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 3º Ano | Semestre: 6º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Sistemas e técnicas de produção de outras espécies animais.

Docentes

António Manuel Coelho Murilhas
José Alberto Macedo Neves

Objectivos

Introduzir e permitir que os estudantes conheçam os principais fundamentos científicos, compreendam as técnicas básicas e conheçam o potencial inerente a uma série de produtos de origem animal (pescado, aquacultura, ovos e derivados de ovos, peles, couros e lã, e dos produtos apícolas). Pretende-se expor os principais métodos de processamento tecnológico e de conservação e a sua implicação na qualidade dos produtos.

Competências

Capacidade para entender e aplicar terminologia técnica relativa ao sector aos diferentes sectores/produtos; Conhecer a legislação aplicável; Conhecer e aplicar os princípios e elementos fundamentais do processamento e controlo de qualidade dos diferentes produtos; Definir as características determinantes da qualidade dos diferentes produtos; Sintetizar e comunicar estruturadamente resultados de trabalhos individuais ou de grupo, sob forma escrita, oral ou gráfica.

Tópicos programáticos

Pescado: O pescado como alimento e matéria prima. Qualidade do pescado (qualidade intrínseca e extrínseca). Deterioração da qualidade e defeitos no pescado. Métodos de avaliação e selecção da qualidade. Manipulação, preparação e condicionamento do pescado. Processamento do pescado. Secagem. Salga. Fumagem. Conservas/semi-conservas. Congelação/ultracongelação. Vidragem. Segurança e controle de qualidade dos produtos.

Ovos e ovoderivados: Caracterização física e química do ovo de galinha e dos seus constituintes. Critérios de qualidade do ovo. propriedades funcionais. Factores com influência sobre a qualidade e as propriedades funcionais. Normas de comercialização comunitárias para ovos. Derivados: ovoprodutos líquidos. Pasteurização.

Peles e couros e Lãs: Esfola, conservação e transporte de peles. Classificação de peles. Definição de couro e propriedades. Tosquia, inspecção e armazenamento. Classificação.

Serviços e produtos apícolas:
. Polinização: tipos de produções vegetais beneficiadas, melhoria e métodos de determinação da eficiência de polinização, polinização em 'céu aberto' e em estufa, contratos e riscos associados à prestação de serviços de polinização, mercados nacional e internacional;

. Principais produtos apícolas: mel, pólen, cera, própolis, geleia real, veneno, rainhas acasaladas e núcleos (abordados na óptica das respectivas origens, processamentos, características finais e usos pelas colónias/apicultores; das estratégias, técnicas e limites associados à intensificação das produções; dos métodos de colheita, processamento e apresentação; das normas regulamentares, “códigos comerciais” e controlo de segurança e qualidade; dos mercados e estratégias para aumento de valor acrescentado).

Bibliografia Básica

MOUNTNEY, G. and PARKHURST, C. (1995). Tecnologia de productos avículas Edi Acribia.
REES, J. and BETTISON, J. (1991). Procesado térmico y envasado de los alimentos. Ed. Acribia.
RICHARDSON, R. and MEAD, G. (1999). Ciência de la carne de ave. Ed Acribia.
RUITER, A. (1995). El pescado y los productos derivados de la pesca: composición, propriedades y estabilidad. Ed.Acribia.
CRANE, E. (1990) Bees and beekeeping: Science, practice and world resources. Heinemann Newnes; Oxford, UK; 614pp.
RINDERER. T. (1986) Bee genetics and breeding. Academic Press, Inc.; New York, USA; 413pp.
KRELL, R (1996) Value-added products from beekeeping. Food and Agriculture Organization; Rome, Italy; 409pp.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão de matérias em sessões de natureza colectiva e em plataforma de e-learning (Moodle). Execução e apresentação de um trabalho de campo e de um trabalho de laboratório (ambos a efectuar em grupo). Visitas de estudo.

Regime de Avaliação

Uma prova escrita (30%), uma prova oral (30%) e realização de trabalhos de campo e laboratório (40%).