Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Comportamento e bem-estar animal

Cão de raça Serra da Estrela

Comportamento e bem-estar animal

Código: ZOO1143 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 2º Ano | Semestre: 4º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II, Princípios de engenharia aplicados à ciência animal.

Docentes

Maria Elvira Sales Baptista
Alfredo Manuel Franco Pereira
António Paulo Duque Fonseca
Fátima de Jesus Folgôa Baptista
Vasco Manuel Fitas da Cruz

Objectivos

Entender o comportamento sob o ponto de vista ontogénico e filogénico. Os mecanismos fisiológicos que estão na base do controle do comportamento. Os processos cognitivos e a motivação. O papel da maturidade, da experiência e da aprendizagem. As vantagens e os desafios de viver em grupo. As formas de comunicação. O comportamento social, reprodutivo, alimentar, maternal e agonístico. As necessidades básicas dos animais e as suas capacidades para ultrapassar variáveis, tipos e níveis de desconforto. Bem-estar: uma abordagem holística acerca da natureza dos animais.

Competências

Entender as causas próximas e evolutivas no comportamento dos animais. Conhecer os padrões comportamentais das várias espécies. Compreender as razões que interferem nas diferenças comportamentais entre os animais. Interpretar os diferentes comportamentos exibidos, relacionando-os com o ambiente onde o animal se insere. Analisar as relações entre as características particulares de um ambiente e um determinado tipo de comportamento. Avaliar a qualidade do ambiente na óptica do bem-estar e ter a capacidade de argumentar acerca de alterações que visem a melhoria das condições do ambiente. Verificar a importância dos alojamentos no bem-estar animal. Saber analisar o funcionamento de uma instalação destinada a alojar animais, nomeadamente nos aspectos ligados ao seu condicionamento ambiental.

Tópicos programáticos

Introdução ao comportamento animal e suas causas. Introdução histórica ao estudo do comportamento animal. Controle interno do comportamento: aspectos fisiológicos e psicológicos. Filogenia e ontogenia do comportamento animal. Viver em grupo. Comunicação intra e entre grupos. Comportamentos reprodutivo, neo-natal e maternal. Comportamento alimentar. Bemestar animal: ética e fisiologia e comportamento. Abordagem holística acerca da natureza do animal. Ambiente e produção animal. Balanço térmico em instalações pecuárias. Trocas de calor entre a instalação e o meio envolvente. Objectivos da ventilação. Técnicas de condicionamento ambiental.

Bibliografia Básica

GOODENOUGH, J.; MCGUIRE, B. and WALLACE, R. (2001). Perspectives on animal behavior. Wiley.
KREBS, J. R. and DAVIES, N. B. (2001). An introduction to behavioural ecology. Blackwell Scientific Publications.
GRANDIN, T. (1998). Genetics and the behavior of domestic animals. Academic Press.
JENSEN, P (2002). The ethology of domestic animals. An introdutory text. Wallingford.
APPLEBY, C . and HUGHE, B. O. (1997). Animal welfare. CAB International.
MOBERG, G P e MENCH, J A (2000). The biology of animal stress. Basic principles and implications for animal welfare. CABI Publishing.
WHATES, C. M. and CHARLES, D. R. (1994). Livestock Housing. Ed. CAB International.

Métodos de Ensino

Lições iniciais de maior abrangência temática. Em sequência, tópicos mais específicos serão abordados em seminários com a participação de diferentes docentes das áreas do conhecimento referidas.

Regime de Avaliação

Duas provas intercalares ou um exame final.