Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Estatística

Gráfico com distribuição de dados e frequências

Estatística

Código: MAT0915 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 2º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Matemática.

Docentes

Ana Maria Sampaio Silva

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos base nos vários tópicos de Probabilidades e Estatística abordados, de modo a lhes permitir ler/entender a literatura relacionada com a utilização da Estatística na sua área, aplicar correctamente as técnicas apropriadas e interpretar os resultados obtidos.

Competências

Aquisição das competências básicas nos domínios da análise de dados amostrais e Probabilidade, bem como a compreensão dos conceitos fundamentais de variável aleatória e de vector aleatório, discretos. Modelação de dados estatísticos através da selecção de modelos estatísticos apropriados. Domínio sólido dos conhecimentos básicos associados à inferência estatística. Capacidade de, perante a natureza dos dados, seleccionar o método de abordagem apropriado (paramétrico ou não paramétrico). Identificação de relações e associações entre variáveis aleatórias. Construção de modelos de regressão linear simples.

Tópicos programáticos

Estatística descritiva. Noções básicas de probabilidades. Noções de probabilidade condicional e de independência. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Famílias de distribuições discretas e contínuas mais importantes. Introdução à amostragem. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses. Análise de variância simples. Testes não-paramétricos. Regressão linear simples.

Bibliografia Básica

MONTGOMERY, D. C. and RUNGER, G. C. (2006). Applied Statistics and Probability for Engineers. 4th Edition, John Wiley.
MURTEIRA, B.; RIBEIRO, C.; SILVA, J. e PIMENTA, C. (2002) Introdução à Estatística, McGraw-Hill.
PESTANA, M. H. e GAGEIRO, J. N. (2000). Análise de dados para ciências sociais – A complementaridade do SPSS. 2ª edição, Edições Sílabo.
PESTANA, D. D. e VELOSA, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística, Vol.1, Fundação Calouste Gulbenkian.
ROSS, S. M. (2004). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. 3rd Edition, Academic Press.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas. Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação em várias áreas. Exercícios de aplicação abrangendo várias áreas. Utilização de software adequado, sempre que possível.

Regime de Avaliação

Preferencialmente sob regime de avaliação contínua, através da realização de duas provas durante o funcionamento da unidade curricular. Possibilidade de avaliação através de regime de exame (por exame em época normal ou em época especial (exame de recurso). Todas as provas decorrerão com consulta de formulários e de tabelas de distribuições teóricas fornecidos pelos Docentes. Ponderação da classificação final do aluno com o seu desempenho no decurso das aulas.