Início / Ensino / Módulos (UCs) / Estudos avançados em genética animal

Sequenciação de ADN

Estudos avançados em genética animal

Código: ZOO10421 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

José António Lopes Castro
Carlos José Reis Roquete
Isabel Solange Martins de Oliveira

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos aprofundados acerca das diferentes ferramentas e metodologias utilizadas no melhoramento genético dos animais domésticos, incluindo a genética de populações, genética quantitativa e genética molecular.

Após a conclusão desta unidade curricular, pretende-se que os alunos possam ser capazes de (i) ter uma compreensão abrangente da teoria subjacente ao melhoramento genético animal que constitui a base para inferir efeitos genéticos ao nível da população e as consequências ao nível da exploração, (ii) expressar o significado e aplicação de uma série de parâmetros genéticos, (iii) estimar valores genéticos e utilizar ferramentas genéticas para determinar o impacto de seleção e do cruzamento e (iv) avaliar uma gama de ferramentas genéticas (incluindo biotecnologias molecular e reprodutiva) para a concepção de programas de melhoramento.

1. O melhoramento animal, do topo para a base
1.1. Qual é o "melhor" animal?
1.2. Como são melhoradas as populações animais?
2. O melhoramento animal, da base para o topo
2.1. Os genes na população
2.2. Caracteres simples e poligénicos
3.Genética quantitativa
3.1. Seleção
3.1.1. O modelo genético aplicado aos caracteres quantitativos
3.1.2. Heritabilidade e repetibilidade
3.1.3. Factores que afectam a taxa das alterações genéticas
3.1.4. Predição genética
3.1.5. Avaliação genética em larga escala
3.1.6. Respostas correlacionadas, à seleção
3.1.7. Seleção para múltiplos caracteres
3.2. Sistemas de acasalamento
3.2.1. Sistemas de acasalamento para caracteres simples
3.2.2 Estratégias de acasalamento baseadas na performance individual: acasalamento
aleatório e assortativo
3.2.3. Estratégias baseadas nas relações de parentesco (pedigree): inbreeding e
outbreeding
3.2.4. O vigor híbrido
3.2.5. Sistemas de cruzamento
4. Biotecnologia e genética molecular em melhoramento genético animal

BOURDON, R. M. (1999). Understanding Animal Breeding. Prentice-Hall. U.S.A.
FALCONER, D. S.; MACKAY, T. F. C. (1996). Introduction to Quantitative Genetics. 4th edition. Longman. London, U.K.
GAMA, L.T. (2002). Melhoramento Genético Animal. Escolar Editora. Lisboa. Portugal
NICHOLAS, F. W. (2010). Introduction to Veterinary Genetics. 3rd edition. Willey-Blackwell
SIM, G. (1998). Genetic Improvement of Cattle and Sheep. Farming Press. Miller Freeman. U.K.
VAN VLECK, L. D.; POLIAK, E. J.; OLTNACU, E. A. B. (1987). Genetics for the Animal Sciences. W. H. Freeman and Co. N.Y. U.S.A.
Artigos de revisão compilados sobre os principais tópicos abordados.

O ensino será ministrado sob a forma de sessões presenciais com explanação de conteúdos teóricos e práticos.

Um exame final com a duração de 3 horas e discussão de um trabalho monográfico com apresentação oral e escrita.