Início / Ensino / Módulos (UCs) / Estudos avançados em nutrição animal

Ração para gatos

Estudos avançados em nutrição animal

Código: ZOO10420 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Amadeu António Borges Freitas
Manuel D´Orey Cancela D´Abreu
Maria Elvira Sales Baptista

Esta unidade curricular pretende fornecer um conhecimento sólido e integrado da nutrição e alimentação dos animais domésticos através do desenvolvimento de alguns tópicos a um nível avançado. Para além de desenvolver capacidades de inter-relação, explicação e interpretação de dietas alimentares de ruminantes e monogástricos, o estudante desenvolverá capacidades de avaliação e comunicação através da pesquisa, apresentação e discussão de um tema atual de nutrição animal.

Conhecimento profundo dos princípios fundamentais da digestão, do metabolismo e das funções dos nutrientes. Conhecer o valor nutritivo dos alimentos, o interesse e as restrições à sua utilização. Determinar as necessidades nutritivas dos animais domésticos e de companhia. Formulação de dietas e desenvolvimento de programas alimentares para as diferentes espécies animais.

ENERGIA: A utilização da energia. Sistemas de valorização da energia.
PROTEÍNA: A utilização da proteína. Sistemas de valorização da proteína.
FIBRA: Conceito e metodologias de avaliação. Efeitos da fibra dietética na alimentação.
INGESTÃO: Controlo. Ingestão voluntária e comportamento alimentar.
ALIMENTOS: Avaliação nutricional. Classificação de alimentos simples e compostos. Aditivos.
NUTRIÇÃO DE RUMINANTES: Fermentação ruminal. Controlo e manipulação da qualidade dos produtos animais. Saúde animal e nutrição. Prevenção de problemas digestivos e metabólicos.
NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS: Proteína ideal. Utilização de aditivos. Controlo e manipulação das qualidades nutritivas dos produtos animais. Alimentação de equinos e animais de companhia.
NUTRIÇÃO E AMBIENTE: Estratégias alimentares para minimizar o impacto ambiental das explorações pecuárias.
FORMULAÇÃO DE DIETAS: Técnicas de formulação. Formulação de alimentos compostos e de arraçoamentos. Análise crítica de regimes alimentares.

GARNSWORST, P.C; WISEMAN, J. (2009). Recent advances in animal nutrition. Nottingham University Press.
DRYDEN, Gordon McL (2008). Animal nutrition science. CAB International.
MCDONALD, P.; EDWARDS, R. A.; GREENHALGH, J. F. D.; MORGAN, C. A. (2002). Animal Nutrition. Prentice Hall.
JARRIGE, R. (Ed) (1988). Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. INRA Editions.
BLUM, J.-C. (Ed) (1988). Alimentation des Animaux Monogastriques: Porc, Lapin, Volailles. INRA Editions.
VAN SOEST, P. (1994) Nutritional Ecology of the Ruminant. Cornell University Press.

Em cada sessão a apresentação dos conteúdos programáticos será complementada com a resolução de problemas práticos ou a análise de casos de estudo. Será privilegiada a auto aprendizagem, nomeadamente através da discussão de artigos científicos que abordem, de uma forma atual, os principais pontos do programa ou de estudos de casos. Durante o curso os alunos desenvolverão um tema específico ou um programa alimentar para uma espécie animal, que será apresentado e discutido no final. Haverá também aulas práticas de formulação e análise de regimes alimentares. Sempre que possível haverá aulas laboratoriais, acompanhamento de ensaios de investigação e visitas de estudo.

Um exame final, escrito ou oral (50%). Elaboração, apresentação e discussão de uma monografia sobre um tema actual de nutrição animal ou a realização de um programa alimentar para uma espécie animal (40%). Resolução de exercícios práticos ou casos de estudo durante o semestre (10%).