Início / Ensino / Módulos (UCs) / Genética e técnicas de melhoramento animal

Gel (genotipagem)

Genética e técnicas de melhoramento animal

Código: ZOO1144 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Matemática; Estatística; Biologia celular; Bioquímica geral.

Gabriel Lobo Nunes Barata
José António Lopes Castro

Transmitir conhecimentos no domínio da genética e do melhoramento genético animal e, em articulação com outras áreas do conhecimento, possibilitar o desenvolvimento de estratégias conducentes a uma maior eficiência biológica e económica (tendo em conta a preservação do equilíbrio biológico).

Reconhecer, identificar e interpretar os factos a nível da exploração de uma raça, de âmbito regional e nacional. Analisar, coligir informação e propor estratégias de actuação no âmbito de planos de melhoramento. Aplicar os conhecimentos, na orientação de estratégias e políticas de melhoramento animal. Participar em programas de investigação, divulgação de conhecimentos e apoio à comunidade.

Genética clássica (genes mendelianos com relevância em produção animal). Genética molecular (DNA e RNA, DNA recombinante e engenharia genética). Citógenética [anomalias dos cromossomas, translocação, inversão e delecção, fusões cêntricas (evolução das espécies)]. Genética de populações (lei de Hardy-Weinberg, alterações das frequências genicas, consanguinidade). Melhoramento genético [heritabilidade e repetibilidade, selecção (métodos de selecção para um carácter, associação entre caracteres - resposta indirecta à selecção, selecção simultânea para vários caracteres - índices de selecção)]. Núcleos de selecção. Cruzamentos (tipos de cruzamentos, síntese de uma nova raça). Preservação das raças em vias de extinção [métodos in situ e ex situ, a biotecnologia e melhoramento animal (métodos reprodutivos e moleculares)]. Regras a observar num programa de melhoramento, ao nível de exploração de uma raça e a nível nacional.

BOURDON, R. M. (1997). Understanding Animal Breeding. Ed. Prentice Hall, New Jersey, USA.
FALCONER, D. S. and MACKAY, T. F. C. (1996). Introduction to Quantitative Genetics. Ed. Pearson Education Ltd. Essex, UK.
GAMA, L. T. (2002). Melhoramento Genético Animal. Edição Escolar Editora. Lisboa.
GRIFFITHS, J. F.; MILLER, J. H.; LEWWONTIN, R. C. and GELBART, W. M. (1999). An Introduction to Modern Genetic Analysis. Ed. Freeman and Company, New York, USA.

Aulas teóricas e aulas práticas para aplicação dos conhecimentos teóricos. Elaboração de trabalhos de grupo, ao longo do período lectivo, visando temas concretos no âmbito de programas de melhoramento genético animal.

Duas frequências escritas ou exame final. Trabalhos de grupo.