Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Instalações e equipamentos agropecuários

Equipamento para contenção/maneio de ovinos

Instalações e equipamentos agropecuários

Código: ERU0531 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 3º Ano | Semestre: 5º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Princípios de engenharia aplicados à ciência animal; Sistemas de informação e automação; Comportamento e bem estar animal.

Docentes

José Manuel Oliveira Peça
Anacleto Cipriano Pinheiro
Vasco Manuel Fitas da Cruz
João Manuel Ramalho Serrano
António Fernando Bento Dias
Fátima de Jesus Folgôa Baptista
Alfredo Manuel Franco Pereira

Objectivos

Fornecer formação e informação com vista a permitir, aos estudantes, bases para manter actualizado o conhecimento sobre instalações pecuárias e sobre equipamentos agropecuários. Criar condições para o cumprimento, na actividade profissional, das seguintes tarefas: aconselhamento/selecção de diferentes tipos de instalações e tecnologia adequado, organização do espaço destinado ao alojamento de animais, rentabilização do equipamento com vista à diminuição de custos, manutenção básica de instalações e equipamentos, percepção pela segurança e respeito pelo meio físico envolvente, nomeadamente no que toca ao maneio de efluentes. Os conhecimentos são fornecidos na perspectiva do utilizador e não do projectista ou fabricante.

Competências

Ser capaz de compreender, seleccionar, usar e propor instalações e equipamentos ajustados a um dado contexto.

Tópicos programáticos

Planificação de instalações pecuárias; Legislação, aspectos ambientais. Localização, dimensionamento e funcionalidade. Condicionamento espacial . Necessidades de alojamento das várias espécies animais, Quantificação e dimensionamento de alojamentos. Escolha de equipamentos (distribuidores de água e alimentos, removedores de dejectos, ordenha mecânica). Maneio de efluentes pecuários. Sistemas de recolha e de transferência. Estruturas de armazenamento. Sistemas de tratamento e utilização. Automação e aplicações em instalações pecuárias (mMonitorização dos sistemas de condicionamento ambiental e do bem estar animal, integração e controle dos sistemas. Equipamentos: Equipamentos móveis- Equipamento base: Tractor agrícola em explorações mistas. Ligação de alfaias montadas e rebocadas. Equipamentos de manuseamento de cargas. Subsistema Mecânico: Transmissões. Tomada-de-força. Aplicações: em equipamentos para preparação, acondicionamento e distribuição de alimentos (e.p.a.d.a.) e em equipamentos de manuseamento e espalhamento de subprodutos de origem animal (e.m.e.s.o.a.). Subsistema de óleo-dinâmica: Componentes e circuitos. Serviço externo do sistema hidráulico. Aplicações: em e.p.a.d.a. e em e.m.e.s.o.a. Equipamentos fixos - Sistemas de transporte e elevação de materiais; equipamentos de recolha e transferência dos subprodutos de origem animal de estrumes. Silos para armazenamento de alimentos compostos, ou dos seus componentes para animais.

Bibliografia Básica

ASAE Standards (2005).
WHATES, C. M. and CHARLES, D. R. (1994). Livestock Housing. Ed. CAB International.
CRUZ, V. F.; LUCAS, E. M. e BAPTISTA, F. J. (2003). Estudo sobre a aplicação de novas metodologias na planificação da climatização em instalações pecuárias. Actas do 2º Congresso Nacional de AgroIngenieria, Córdoba, Espanha.
LUCAS, E. M. e CRUZ, V. F. (1993). Instalações e Equipamentos. Sebentas de apoio às aulas. Universidade de Évora.
PEÇA, J.O. (vários anos) “Fascículos de Tecnologia dos Equipamentos Agrícolas”. Universidade de Évora.
CONCEIÇÃO, L. A. e PEÇA, J. O. (1995). Reboques misturadores e distribuidores de ração na alimentação animal, 77 páginas. Serviço de Reprografia e Publicações da Universidade de Évora.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas na sala de mecânica do Parque de Máquinas do Pólo da Mitra. Resolução de problemas de aplicação da matéria. Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados no Moodle. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Regime de Avaliação

Provas de frequência e trabalhos fora das aulas. Exame final. A classificação será definida por (i) conjugação da classificação alcançada nas provas de avaliação contínua com os resultados obtidos nos trabalhos ou (ii) da classificação alcançada no exame final com os resultados obtidos nos trabalhos.