Início / Ensino / Módulos (UCs) / Introdução aos sistemas de produção agropecuária (MVet)

Bovinos (Holstein)

Introdução aos sistemas de produção agropecuária (MVet)

Código: ZOO1145MV | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 04
Línguas de Leccionação: Português

Carlos José Reis Roquete
José António Lopes Castro
António Paulo Duque Fonseca
Cristina Maria Conceição Pinheiro
Amadeu António Borges Freitas
António Manuel Coelho Murilhas

Observações:

Unidade curricular afecta ao Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

Dar a conhecer aos alunos modalidades produtivas de espécies pecuárias, em termos de enquadramento em diferentes ambientes de produção e na utilização das técnicas mais indicadas para obtenção de objectivos a eles inerentes. Paralelamente, procurar-se-à envolver os alunos em algumas práticas de maneio de modo a permitir que percebam as dificuldades para contenção e posterior tratamento dos animais.

Compreensão dos principais sistemas produtivos (e respectivos pontos críticos) e do papel do futuro Médico Veterinário como agente participativo no sector de actividade produtiva em que se vier predominantemente a envolver.

Dentro de cada módulo/espécie/função dos animais estudados (por exemplo, bovinos de carne, bovinos leiteiros; ovinos; caprinos), cada docente terá o seu modo próprio de transmitir conhecimentos. Em termos gerais e exclusivamente orientativos, serão abordadas as seguintes áreas: (i) raças envolvidas, (ii) sistemas produtivos mais utilizados (e respectivas justificações) e (iii) caracterização do maneio técnico de uma unidade de produção de referência.

Dada a natureza da unidade curricular, será disponibilizado um conjunto de materiais de apoio em cada módulo (secundado por sugestões de bibliografia especificamente associada à espécie pecuária em questão e aos principais interesses dos estudantes).

O ensino desta unidade curricular, apoiar-se-á em sessões de natureza teórica, com exposição de temáticas que permitam gerar competências ao nível da compreensão dos sistemas produtivos e do papel coerente do futuro Médico Veterinário como elemento participativo do sector respectivo.
Com as sessões práticas, pretende-se que o estudante seja fisicamente envolvido no maneio das espécies, de modo a compreender as dificuldades e que, mais tarde, saiba transmitir onde e como se deve manejar os animais.

Duas provas (uma no final do semestre). Alternativamente, um exame no final do semestre.