Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Microbiologia

Microrrizas

Microbiologia

Código: BIO0408 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 2º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Biologia celular; Química orgânica geral.

Docentes

Luís Manuel Vieira Alho

Objectivos

Introdução ao estudo dos microrganismos e aspectos relevantes do mundo microbiano. Reconhecimento da diversidade microbiana. Tipos de metabolismo e colonização de substratos. O crescimento e controlo das populações microbianas e suas aplicações. Genética microbiana e sua relevância nos processos biotecnológicos. Reconhecer a importância da microbiologia na biosfera e nas sociedades: Ciclos biogeoquímicos, ambiente, relações micróbio/hospedeiro.

Competências

Reconhecer a diversidade microbiana e compreender as actividades, usos e os riscos associados aos microorganismos. Compreender as relações microbianas com os seres vivos e o ambiente, de forma a tirar partido das capacidades microbianas no domínio ambiental, tecnológico e da saúde. Reconhecer a importância do trabalho asséptico e saber utilizá-la em diferentes situações. Ser capaz de pesquisar, integrar e sintetizar informação a partir de fontes múltiplas, nomeadamente recorrendo às novas tecnologias de comunicação e de informação. Comunicar eficientemente sob forma escrita ou oral, resultados e conclusões dos trabalhos práticos realizados.

Tópicos programáticos

Apresentação história e âmbito da microbiologia. Diversidade do mundo microbiano. Crescimento de populações microbianas. Morte de populações microbianas. Metabolismo microbiano. Genética e biologia molecular de microrganismos. Microbiologia e a doença. Ecologia microbiana e microbiologia ambiental. Microbiologia Aplicada. Os micróbios e a conservação da vida na Terra. Vírus, viroides e priões. Nas sessões de contacto de natureza predominantemente prática serão considerados os seguintes tópicos: microrganismos no meio ambiente; observação comparada de bactéria, fungos, e protozoários; preparação e esterilização de meios de cultura; isolamento de cultura pura; coloração de bactérias, morfologia e associação; quantificação de microrganismos; simulação de uma cadeia de transmissão de microrganismos; teste à eficiência do papel higiénico como barreira contra micróbios; condições ambientais para o crescimento microbiano (O2, pH e temperatura); antibióticos, anti sépticos e desinfectantes comuns; microbiologia da água; análise microbiológica do leite; preparação de um iogurte; simbioses com plantas (isolamento de Rhizobium); bacteriófagos de E. coli e ELISA (Enzyme Linked ImmunoSorbent Assay).

Bibliografia Básica

PRESCOTT, L. M.; HARLEY, J. P. and KLEIN, D. A. (2005). Microbiolgy, 6th. ed. WCB / McGraw-Hill. International.
MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M. and PARKER, J. (2003). Brock biology of microorganisms, 10th. ed. Prentice Hall. Inter. edition.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R. and CASE, C. L. (2004). Microbiology, 8th. ed. Addison Wesley Longman, USA.
POSTGATE, J. (2000). Os micróbios e o homem, Ciência Replicação, 2002 (trad).

Métodos de Ensino

Exposição estruturada da matéria. Execução de trabalhos práticos, sua apresentação e discussão.

Regime de Avaliação

Componente teórica (70%): avaliação contínua (realização de 2 provas) ou avaliação final (exame escrito). Componente Prática (30%): avaliação contínua (preparação, apresentação e discussão de relatórios de trabalhos laboratoriais).