Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Noções de sanidade animal

Alimentação de coelho em convalescência

Noções de sanidade animal

Código: MVT1028 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 2º Ano | Semestre: 3º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Bioquímica geral; Microbiologia.

Docentes

Helder Carola Espiguinha Cortes

Objectivos

Fornecer as bases teóricas mínimas necessárias para a execução de práticas de prevenção das principais doenças dos animais de interesse zootécnico.

Competências

Capacidade para delinear programas de maneio, visando a minimização da probabilidade de ocorrência de doenças nas explorações animais.

Tópicos programáticos

Conceitos de epidemiologia. Princípios de higiene. Caracterização biológica e epidemiológica dos principais agentes nosológicos. Métodos de prevenção de doenças infecto-contagiosas e parasitárias. Legislação aplicável. Trabalho de grupo: elaboração de programa de maneio de uma exploração animal, visando minimizar a probabilidade de ocorrência de doenças.

Bibliografia Básica

Materiais didácticos elaborados pelo grupo de docentes que asseguram a leccionação da disciplina.

Métodos de Ensino

As matérias serão apresentas e discutidas em aulas teórico-práticas, nas quais - após uma introdução dos temas objecto do processo de ensino/aprendizagem - se procederá à projecção de slides e filmes sobre as questões abordadas, seguida de debate acerca das questões nucleares. Durante a segunda parte do semestre, grupos de 3 estudantes deverão elaborar trabalhos autónomos de projectos de maneio de explorações animais extensivas e intensivas, visando a minimização de ocorrência de doenças.

Regime de Avaliação

Trabalho individual (35 %), exame prático (25 %) e exame oral (40 %).