Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Nutrição animal

Bovinos leiteiros

Nutrição animal

Código: ZOO1146 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 2º Ano | Semestre: 4º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Bioquímica geral; Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II.

Docentes

Manuel D´Orey Cancela D´Abreu
Maria Elvira Sales Baptista
Amadeu António Borges Freitas

Objectivos

Revelar detalhadamente os princípios fundamentais da nutrição dos animais de produção e de companhia e sua aplicação à prática da alimentação. Pretende-se que os estudantes compreendam como os nutrientes podem ser fornecidos pelos alimentos, e como os animais os digerem e metabolizam para satisfazer as suas necessidades. São também objecto de estudo o controle da ingestão de alimentos, a forma como a nutrição pode influenciar as produções animais e o seu bem-estar, para que os alunos compreendam a teoria e a prática da formulação de rações.

Competências

Descrever os tipos de alimentos para animais, suas características e principais métodos de análise. Explicar a função dos principais grupos de nutrientes no metabolismo animal. Explicar o conceito de digestibilidade e como se relaciona com os alimentos e com os animais. Explicar o papel da energia dos alimentos e a sua utilização metabólica. Descrever os principais sistemas de avaliação energética. Explicar a utilização da proteína e dos ácidos aminados, incluindo a utilização de azoto não proteico pelos ruminantes. Descrever as necessidades nutritivas dos animais para as diversas funções. Desenvolver um programa alimentar para um grupo de animais em manutenção. Calcular uma ração para um determinado animal.

Tópicos programáticos

Introdução. Os alimentos dos animais (conceito de alimento e nutriente, análise de alimentos). Nutrientes (os principais grupos de nutrientes, suas propriedades e funções no animal). Digestibilidade e cinética digestiva (biodisponibilidade dos nutrientes e importância da sua determinação, factores que afectam a digestibilidade dos alimentos). Energia e sistemas de valorização energética [conteúdo energético dos alimentos (energia bruta, digestível, metabolizável e limpa) e sistemas de avaliação energética para ruminantes, monogástricos e animais de companhia]. Proteína e sistemas de valorização proteica (qualidade proteica dos alimentos e sistemas de avaliação proteica, ambos para monogástricos e ruminantes). Interacções entre a energia e a proteína. Ingestão voluntária de alimentos. Necessidades nutritivas dos animais (necessidades para a manutenção, crescimento e engorda, reprodução, produção de ovos e lactação). Formulação de rações.

Bibliografia Básica

MCDONALD, P.; EDWARDS, R. A.; GREENHALGH, J. F. D.; MORGAN, C. A. (2002). Animal Nutrition. Prentice Hall. 6th Edition. 672 pp.

Métodos de Ensino

Dois sessões lectivas, de 2 horas cada, por semana de contacto com os alunos. Durante estes tempos serão transmitidos e explicados os principais conceitos, procurando sempre que se siga a resolução e discussão de casos concretos que permitam a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos e uma aplicação prática à alimentação dos animais. Alguns temas serão apresentados em forma de perguntas a que o aluno terá que procurar dar resposta, umas vezes durante a aula outros em trabalho individual, recorrendo a diferentes fontes bibliográficas (incluindo pesquisa na Internet). O aluno terá conhecimento prévio da matéria que irá ser abordada na aula seguinte, sendo estimulado a prepará-la antecipadamente. Na parte final do semestre os alunos utilizarão tabelas de composição de alimentos e de necessidades dos animais para a elaboração de arraçoamentos.

Regime de Avaliação

Dois testes escritos, a realizar durante o semestre (60%). Alternativamente, um exame final escrito ou oral (60 %). Em qualquer das situações, será requerida (i) a elaboração de um trabalho (com cerca de 4 páginas) sobre um alimento ou um programa alimentar (10 %) e (ii) um teste prático sobre arraçoamentos (30 %).