Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Princípios de nutrição animal

Alimentação (Suínos)

Princípios de nutrição animal

Código: ZOO1515 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 04
Ano: 3º Ano | Semestre: 5º Semestre
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Bioquímica I; Bioquímica II; Fisiologia I; Fisiologia II.

Docentes

Manuel D´Orey Cancela D´Abreu
Maria Elvira Sales Baptista
Amadeu António Borges Freitas

Observações:

Unidade curricular afecta ao Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

Objectivos

Conhecimento detalhado das bases científicas da nutrição dos animais de companhia e de produção, incluindo a digestão dos alimentos e a absorção e utilização metabólica dos nutrientes. Conhecimentos sobre o controlo da ingestão de alimentos e sua aplicação prática aos diversos tipos de animais.

Competências

Os estudantes deverão conhecer os principais grupos de nutrientes fornecidos pelos alimentos e respectivas funções no organismo animal. Deverão também compreender a utilização da energia e da proteína nos animais e conhecer os principais sistemas de valorização energética e proteica (em monogástricos e em ruminantes).

Tópicos programáticos

Os alimentos dos animais: conceito de alimento, de nutriente e análise de alimentos. Os principais grupos de nutrientes, suas propriedades e funções no animal. Digestibilidade e cinética digestiva: comparação entre diferentes fisiologias digestivas, biodisponibilidade dos nutrientes, importância da sua determinação e factores de variação na digestibilidade dos alimentos. Energia e sistemas de valorização energética: energia fornecida pelos alimentos e necessidades dos animais, sistemas de avaliação energética para ruminantes, monogástricos e animais de companhia. Proteína e sistemas de avaliação proteica: qualidade proteica dos alimentos e sistemas de avaliação da proteína para ruminantes, monogástricos e animais de companhia. Interacção entre energia e proteína. Princípios do controlo da ingestão voluntária de alimentos pelas diversas espécies animais e formas de previsão da ingestão.

Bibliografia Básica

MCDONALD, P.; EDWARDS, R. A.; GREENHALGH, J. F. D.; MORGAN, C. A. (2002). Animal Nutrition. Prentice Hall. 6th Edition. 672 pp.

CASE, L. P.; CAREY, D. P.; HIRAKAWA, D. A.; DARISTOTLE, L. (2000). Canine and Feline Nutrition – A Resource for Companion Animal Professionals. 2nd Edition. Mosby Inc. St. Louis. 592 pp.

Métodos de Ensino

Duas sessões de contacto semanal (2 horas cada). Durante estas sessões serão transmitidos e explicados os principais conceitos, a que se seguirá um período de discussão e a resolução de casos concretos com eles relacionados (de modo a permitir a sua integração com conhecimentos previamente adquiridos e a sua aplicação prática à alimentação dos animais).

Regime de Avaliação

Duas provas escritas de avaliação (de 2 horas cada). Alternativamente, a submissão a um exame final (escrito ou oral).