Início / Ensino / Módulos (UCs) / Produção animal em regiões tropicais e subtropicais

Búfalos-de-Água (sem stresse...)

Produção animal em regiões tropicais e subtropicais

Código: ZOO1149 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II; Nutrição animal; Reprodução animal: - fisiologia e controle; Sistemas e técnicas de produção de ruminantes; Sistemas e técnicas de produção de não ruminantes.

Alfredo Manuel Franco Pereira
José Antunes Afonso Almeida
António Paulo Duque Fonseca
José Manuel Ruivo Martins
Ludovina Neto Padre

Oferecer uma visão global sobre os sistemas de produção em regiões tropicais e subtropicais, tendo em consideração os princípios gerais relacionados com clima, doenças, qualidade dos alimentos e as diversas funções que as produções animais cumprem em diversos contextos geográficos e sócio-económicos.

Ser capaz de (i) descrever como algumas especificidades etnográficas e culturais influenciam o modo de exploração animal, (ii) identificar as principais espécies e raças animais exploradas em diversos contextos geográficos e explicitar os seus mecanismos de adaptação ao ambiente geofísico, (iii) caracterizar os principais factores alimentares e nosológicos que condicionam as produções animais em climas quentes, (iv) descrever e justificar exemplos de sistemas de produção em regiões quentes e (v) perspectivar modelos do seu desenvolvimento.

Condicionantes ecológicas, sócio-económicas e etnográficas à produção animal em regiões quentes. Bioclimatologia animal.Principais espécies e raças animais de interesse zootécnico, incluindo camelídeos, bubalinos e animais selvagens. Tracção animal. Principais recursos alimentares para animais nas regiões quentes e principais factores limitantes. Principais agentes nosológicos que condicionam as produções animais em regiões tropicais e subtropicais. Estudos de casos: caracterização de sistemas de produção animal em algumas regiões tropicais e subtropicais e planeamento do seu desenvolvimento.

PAYNE, W. A. (1990). An introduction to animal husbandry in the tropics. Longman (ISBN 0-582-40407-X).
WEBSTER, C. C. and WILSON, P. N. (1980). Agriculture in the tropics. Longman. London, UK. 640 pp
LE THIEC, G. (1996). Agriculture africaine et traction animale, CIRAD.
PAYNE, W. J. A. (1970). Cattle production in the tropics. Breeds and breeding.Tropical agricultural series. Longman. London, UK.
SQUIRES, V (1981). Livestock management in the arid zone. Intaka Press.
COULOMB, J.; SERRERS, H. et TACHER, G. (1980). L’élevage en pays saheliens. Presses Universitaires de France.
PAGOT, J. (1993). Animal Production in the tropics and subtropics. Mc Millan.
PRIMAVESI, A. (1985). Manejo ecológico de pastagens. Nobel.

As matérias serão apresentas e discutidas em seminários, nos quais, após uma introdução dos temas objecto do processo de ensino/aprendizagem, se procederá à projecção de slides e filmes sobre as questões abordadas, seguida de debate acerca das questões nucleares. Durante a segunda parte do semestre, grupos de 3 estudantes deverão elaborar trabalhos autónomos descritivos de sistemas produtivos típicos com propostas de desenvolvimento sustentável.

Provas de avaliação escrita no decurso da unidade curricular e classificação obtida na realização de um trabalho prático. Alternativamente, sucesso na realização de um exame final, em conjugação com o resultado conseguido na realização de um trabalho prático.