Início / Ensino / Módulos (UCs) / Produção e utilizações do cavalo

Montar a cavalo

Produção e utilizações do cavalo

Código: ZOO10428 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português

Amadeu António Borges Freitas
António Paulo Duque Fonseca
Maria José Vila-Viçosa

Proporcionar conhecimento da psicologia, fisiologia dos sistemas e desenvolvimento específico do cavalo, funcionalidades exigíveis na utilização desportiva, lúdica e de reabilitação. Perspectivas creatopoiéticas e lactopoiéticas da espécie e raças e especulações pecuárias tradicionais. Provas morfo-funcionais como critério de seleção. Programação reprodutiva e alimentar inerente à utilização das modalidades desportivas. Instalações e sua higiene. Valorização e comercialização de equinos.

Reconhecer a atitude a impor ao cavalo para garantir disciplina permanente de sucesso do seu treino e utilização. Características inerentes à eficiente funcionalidade, a selecionar nas diversas modalidades equestres e sua valorização comercial. Formas apropriadas de manuseamento e treino de cada cavalo, garantindo o seu bem-estar e rendimento desportivo. Concepção e o desenvolvimento dos diferentes tipos de sistemas de produção. Optimização da produção e utilização do cavalo.

Conceitos, mecanismos e flexibilidade do comportamento do cavalo. Exterior, estática e dinâmica do cavalo. Raças, vocações de utilização, livros genealógicos, estratégias de valorização morfo-funcional. Modalidades equestres. Aprendizagem e treino específico para cada modalidade. Programação e maneio reprodutivo, alimentar, higio-sanitário e siderotécnico de equinos. Instalações e equipamentos de produção, utilização desportiva, lazer e equitação especial. Organização nacional e internacional dos serviços de produção, utilização e valorização do cavalo.

A psicologia do cavalo Maurice Hontang; Publicação São Paulo: Globo, 1989-1993. Metodologia do trabalho. - 3a Ed. - 1993.

Horse breeding and management - J. Warren Evans Publicação Amsterdam (...).: Elsevier. 1992.

Livestock - feeds and feeding - D.C. Churc, 3rd ed. Regent/Prentice Hall, USA. 1991.

Housing of Animals - construction and equipment of animal houses - MATON, A; DAELEMANS, J; LAMBRECHT, J, 1985.

Equine reproduction - A.O. Mckinnon & J.L. Voss, Philadelphia Lea & Febiger, 1986.

Reproducción animal, inseminación artificial y transplante de embriones - F. Perez, Ed., Científico médica, Barcelona, 1985.

Entrenamiento básico del caballo - Barbara Ripman; trad. Paquita Kriens Publicação Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1996.

Manual prático de equitação - BRITISH HORSE SOCIETY E THE PONY CLUB, 1986.

Manual oficial de formação equestre – IDP / Federação Equestre Portuguesa (FEP). 2007.

Aulas teóricas (8 horas), Seminários (12 horas), Aulas teórico-práticas (12 horas).

Avaliação Teórica: Tem um peso de 40% na nota final da disciplina. - Duas Frequências escritas em que o Estudante tem de obter a nota mínima de 9,5 valores em cada uma.
Avaliação Prática: Tem um peso de 50% na nota final da disciplina. - Avaliação contínua em que o Estudante tem de obter a nota mínima de 9,5 valores.
Assiduidade e Participação: Tem um peso de 10% na nota final da unidade curricular. - O Estudante tem de estar presente no mínimo de três quartos das sessões presenciais.