Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Projecto

Linha de tempo

Projecto

Código: ZOO1150 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 08
Ano: 3º Ano | Semestre: 6º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Sistemas e técnicas de produção de ruminantes; Sistemas e técnicas de produção de não ruminantes.

Docentes

Luís António Santos Fernandes
Maria Maurícia Caeiro Rosado
Fernando Paulo Correia Marques

Objectivos

Desenvolver nos alunos a capacidade de abordar um problema real nos múltiplos domínios da Ciência e Tecnologia Animal, apresentando uma solução passível de ser implementada com sucesso. Familiarizar os alunos com as fases de concepção, desenvolvimento, execução e avaliação de projectos. Evidenciar a necessidade de dominar e de saber aplicar diversas matérias anteriormente leccionadas no curso. Fomentar a interdisciplinaridade, relacionando conhecimentos de diversas natureza e áreas do saber. Estimular a capacidade de análise e de síntese e desenvolver uma cultura de autonomia no domínio do trabalho e da comunicação.

Competências

Aplicar conhecimentos adquiridos a situações reais. Identificar problemas e participar na procura de soluções, recorrendo à utilização dos procedimentos adoptados na formalização de projectos. Compreender e saber relacionar os diferentes eixos que integram o projecto. Designadamente, componentes técnicas como as de avaliação económica, financeira e outras que sejam aplicáveis em função das características concretas do projecto escolhido pelo estudante. Saber seleccionar as ferramentas de apoio e organizar adequadamente os documentos necessários para a formalização e apresentação de projectos.

Tópicos programáticos

Conceito e tipos de projectos. Especificidades no domínio da Ciência e Tecnologia Animal. A problemática do investimento e de outros recursos utilizáveis nos projectos. Aspectos relativos à preparação e avaliação de projectos (recursos, tempo, resultados, natureza e quantificação de custos e de benefícios). As fases da elaboração de um projecto [identificação, preparação dos diferentes estudos específicos (técnicos e estruturais, económicos, financeiros e sociais, de enquadramento legal, de impacte ambiental), análise, decisão, execução, funcionamento e controlo]. As ópticas de avaliação de projectos: técnica, económica, financeira, social, ambiental e outras. A selecção e organização da documentação a incluir na apresentação final (proposta) de um projecto, incluindo a estrutura de uma apresentação oral. Implementação, apresentação final de resultados / conclusões e autoavaliação de um projecto.

Bibliografia Básica

GITTINGER, J. P. (1982). Economic analysis of agricultural projects. The Johns Hopkins University Press. 2nd edition.
Diversos artigos sobre conceito, preparação, implementação e avaliação de projectos.
Documento de apoio elaborado pelos Docentes da disciplina.

Métodos de Ensino

Exposição de conceitos teóricos. Análise e discussão de temas relacionados com os conceitos teóricos, sobretudo no âmbito de seminários com Profissionais convidados. Proposta, implementação e comunicação de resultados obtidos na execução (orientada e acompanhada) de um projecto individual.

Regime de Avaliação

A avaliação será suportada pelo trabalho prático produzido individualmente no âmbito da realização do projecto, sendo constituída pelas seguintes partes: apresentação de ante-projecto (20 %), implementação e resultados do Projecto (40 %), discussão final do Projecto (40 %).