Início / Ensino / Módulos (UCs) / Reprodução animal: - fisiologia e controlo

Fecundação eminente...

Reprodução animal: - fisiologia e controlo

Código: MVT1029 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Biologia celular; Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II.

Maria José Vila-Viçosa
Rui Miguel Carracha Charneca

Transmitir conhecimentos na área da fisiologia reprodutiva e das técnicas de controlo da reprodução, de forma a possibilitar uma boa compreensão dos mecanismos fisiológicos envolvidos no controlo hormonal endógeno e das alterações associadas com o ciclo éstrico, gestação e parto, nas diferentes espécies pecuárias. Familiarizar os alunos com a aplicação prática das técnicas de controlo da reprodução e induzi-los a saber decidir sobre a oportunidade da sua utilização na gestão do potencial reprodutivo e maximização da produtividade animal, em programas de melhoramento genético e no planeamento da indústria animal.

Reconhecer os sinais de comportamento reprodutivo normal. Discutir os aspectos da fisiologia da reprodução e explicar as possíveis causas de insucesso reprodutivo. Programar o maneio reprodutivo adequado à maximização da produtividade animal. Criar as condições necessárias à aplicação das técnicas de controlo da reprodução. Analisar as causas de infertilidade. Avaliar a necessidade da aplicação das técnicas auxiliares de reprodução no âmbito da gestão de uma dada exploração animal e/ou no âmbito de um programa de melhoramento genético de uma determinada espécie animal.

Conceitos específicos da reprodução. Diferenciação sexual e biologia do sexo. Em cada uma das diferentes espécies pecuárias serão estudados os orgãos genitais masculinos e femininos, a endocrinologia geral da reprodução, o controlo endócrino dos ciclos biológicos da reprodução, a foliculogénese e a ovogénese, a espermatogénese, a fisiologia e particularidades da cópula, a migração e viabilidade dos gâmetas nos genitais femininos, a fertilização, clivagem e implantação, as fases da gestação, a fêmea no termo da gestação, e o parto e o período puerperal. As técnicas auxiliares de reprodução serão também consideradas nas diferentes espécies pecuárias, designadamente a detecção do cio, o diagnóstico da gestação, a inseminação artificial, a indução e sincronização de ovulações, a transferência embrionária, a eficiência reprodutiva, os serviços de reprodução animal e a legislação no âmbito da reprodução animal.

HAFEZ, E. E. (1993). Reproduction in farm animals. Ed. Lea Febiger.
FAO ANIMAL PRODUCTION AND HEALTH PAPER 83 (1991). Training manual on artificial insemination in sheep and goats.
INSTITUT DU CHEVAL. Insemination artificielle equine - Guide pratique (ISBN : 2 –910610-17-9)
INRA Echographie et reproduction chez la truie. Hoechst Roussel Vet (ISBN: 2-7380-0767-8).
FAO PRODUCTION ET SANTÉ ANIMALES, Nº 115 Manuel de formation pratique pour la transplantation embryonnaire chez la
brebis et la chèvre (ISBN: 92-5-203388-2).
STRINGFELLOW, D. A. and SEIDEL, S. M. (1999). Manual of the International Embryo Transfer Society.

Aulas teóricas presenciais para introdução de conceitos e exposição de conteúdos. Nas aulas práticas os alunos serão confrontados (e quando possível, participarão) com aspectos práticos do maneio reprodutivo, incluindo a aplicação das técnicas auxiliares e de controlo da reprodução. Apresentação e discussão de vídeos.

Os estudantes optarão pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. No primeiro, realizarão duas provas escritas de avaliação (80%) e apresentarão e discutirão um trabalho de grupo, com tema a sortear de entre vários propostos pelos docentes (20 %). No segundo, o estudantes submeter-se-ão a um exame escrito (80 %) e apresentarão e discutirão um trabalho de grupo, com tema a sortear de entre vários propostos pelos docentes (20 %).