Início / Ensino / Módulos (UCs) / Sistemas de informação e automação em ciência animal

Bovídeo com colar electrónico

Sistemas de informação e automação em ciência animal

Código: ERU0534 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português

Vasco Manuel Fitas da Cruz
José Manuel Oliveira Peça
Anacleto Cipriano Pinheiro
Shakib Shahidian
Fátima de Jesus Folgôa Baptista

Profissionalizar o conhecimento que os alunos possuem dos sistemas informáticos, mais especificamente enquanto ferramentas de trabalho dos Licenciados em Ciência e Tecnologia Animal. Dotar os alunos com a capacidade de utilizar, seleccionar e manipular dados de forma avançada numa folha de cálculo e de programar numa linguagem de programação. Mostrar aos alunos a tecnologia mais avançada de controlo e automação e os benefícios por ela permitidos. Apresentar os diversos métodos e sistemas de aquisição de dados, controlo ambiental e automação existentes e capacitar os alunos a projectar, implementar, programar e utilizar estes sistemas em explorações animais, por forma a reduzir os custos e melhorar a produção respeitando o ambiente.

Capacidade para seleccionar sistemas informáticos e identificar e resolver os potenciais estrangulamentos existentes num ambiente empresarial. Saber criar aplicações informáticas simples que sirvam para resolver as necessidades de cálculo em Ciência e Tecnologia Animal. Saber avaliar a situação concreta duma exploração e escolher os sistemas de controlo e automação mais adaptados às suas necessidades. Conceber, adjudicar e apoiar a montagem de sistemas de aquisição de dados e de controlo. Saber processar e avaliar dados adquiridos através de sensores e propor soluções de forma a reduzir os custos de produção e a maximizar a produção e o bem estar animal.

Noções de Informática na óptica do utilizador; utilização avançada de folha de cálculo e de bases de dados; noções de programação; hardware (componentes do computador, formas de I/O,). Introdução à electrónica; sensores e data-loggers ; PLCs e autómatos. Noções de georeferenciação. Subsistema electrónico de máquinas agrícolas [monitorização (sensores); painel de monitorização / controlo; controlo c/ introdução de dados (interactivo)]. Aplicações em equipamentos para preparação, acondicionamento e distribuição de alimentos e em equipamentos de manuseamento e espalhamento de subprodutos de origem animal. Controlo com introdução/registo de dados e ligação a GPS.

Documentos de trabalho e apoio orientado ao estudo a fornecer pelos Docentes.
PEÇA, J.O. (2004). Medição de grandezas físicas e sua organização em sistemas de informação e de comando. "Fascículos de Tecnologia dos Equipamentos Agrícolas, Universidade de Évora.

Introdução dos conceitos teóricos fundamentais e aulas práticas de configuração e utilização dos aparelhos. Exercícios práticos de concepção e implementação de novos sistemas. Trabalho à distância (introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de recursos disponibilizados em plataforma de e-learning Moodle). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Realização de duas provas teórico-práticas, trabalhos práticos individuais e um trabalho de grupo.