Início / Ensino / Módulos (UCs) / Sistemas e técnicas de produção de não ruminantes

Porca em trabalho de aleitação

Sistemas e técnicas de produção de não ruminantes

Código: ZOO1153 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Pré-Requisitos

Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II; Reprodução animal: - fisiologia e controlo; Nutrição animal; Alimentos e tecnologias de alimentos para animais; Genética e técnicas de melhoramento animal; Organização da produção agro-pecuária.

Amadeu António Borges Freitas
José Alberto Macedo Neves
José Luís Tirapicos Nunes
Rui Miguel Carracha Charneca

Fornecer formação na área de sistemas e técnicas de produção de não ruminantes, com particular destaque para a produção de suínos, aves e coelhos. Enquadrar e aprofundar conhecimentos básicos previamente adquiridos no domínio dos processos e das técnicas envolvidas na produção animal. Analisar os sistemas de produção de não ruminantes em termos de performances biológicas, de eficiência biológica, de rendibilidade, do bem-estar animal, do impacto ambiental e da qualidade dos produtos.

Identificar, compreender e utilizar as bases científicas dos processos biológicos aplicados na produção de não ruminantes. Avaliar, comparar e escolher o sistema de produção mais adequado a determinado objectivo pretendido. Propor técnicas de produção capazes de melhorar a eficiência biológica e económica dos sistemas de produção de não ruminantes e delinear estratégias produtivas respeitadoras do bem-estar animal e do ambiente. Avaliar a qualidade dos produtos obtidos nos diferentes sistemas de produção de não ruminantes e aplicar técnicas de maneio e recursos genéticos susceptíveis de melhorar a qualidade dos produtos. Ser capaz de interagir com áreas de conhecimento afins e integrar equipas multidisciplinares.

Produção de suínos [Caracterização do sector suinícola. Maneio reprodutivo. Maneio alimentar. Sistemas intensivos de produção. Sistemas extensivos de produção. Carcaças, carne e produtos transformados (classificação e avaliação de carcaças, peças de corte, qualidade da carne de suíno, factores que afectam a qualidade da carne, aptidão da carne para transformação)]. Produção de aves e coelhos [Caracterização do sector avícola e cunícola. Produção de aves, incluindo galinhas poedeiras e reprodutores, frangos de engorda, perus, aves aquáticas (patos e gansos), aves de caça (faisão, perdiz) e outras espécies (avestruz, codorniz). Produção de coelhos]. Produtos (caracterização da carne de aves e de coelho, qualidade dos ovos, factores que afectam a qualidade da carne e dos ovos).

BUXADÉ, C. (1996). Zootecnia, bases de la produccion animal: Tomo X: producción cunícola e aviculturas alternativas. Ed.
Mundiprensa. Madrid, Espanha.
PEREZ, J. M. et RÉRAT, A. (1986). Le porc et Son Élevage: bases scientifiques et techniques. Maloine. Paris, França.
COLE, D. J. A.; WISEMAN, J. and VARLEY, M. A .(1994). Principles of Pig Science. Nottingham University Press, Nottingham, UK.
ROSE, S. P. (1997). Principles of poultry science, Wallingford, UK.
CHAVEIRO SOARES, M. (1997). Incubação. Instituto Superior de Agronomia. Lisboa.
LARBIER, M. and LECLERQ, B. (1994). Nutrition and feeding of poultry. Nottingham University press, London, UK.
BUXADÉ, C. (1996). Zootecnia, bases de la produccion animal: Tomo VI: porcinocultura intensiva y extensiva. Ed. Mundiprensa.
Madrid, Espanha.

O ensino baseia-se na exposição teórica estruturada dos principais tópicos de cada tema, em práticas laboratoriais (abordando aspectos do maneio reprodutivo, do maneio alimentar e da qualidade da carne) e em visitas a explorações visando acompanhar actividades técnicas das empresas.

Um exame escrito (60%), um relatório individual (25%) e uma apresentação ou trabalho de grupo (15%).