Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Sistemas e técnicas de produção de ruminantes

Bovinos em pastoreio

Sistemas e técnicas de produção de ruminantes

Código: ZOO1155 | Nível: 1º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 3º Ano | Semestre: 5º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Pré-Requisitos

Anatomia e fisiologia animal I; Anatomia e fisiologia animal II; Reprodução animal: - fisiologia e controlo; Nutrição animal; Alimentos e tecnologias de alimentos para animais; Genética e técnicas de melhoramento animal; Organização da produção agro-pecuária.

Docentes

Carlos José Reis Roquete
Cristina Maria Conceição Pinheiro
José António Lopes Castro
António Paulo Duque Fonseca

Objectivos

Integração dos conhecimentos adquiridos em unidades curriculares precedentes. Transmitir conhecimentos que permitam compreender a utilização e selecção das espécies bovinas, ovina e caprina no contexto nacional e mundial. Transmitir conhecimentos relativos às tecnologias de produção e gestão utilizados nos sistemas de produção de bovinos, ovinos e caprinos. Estudar técnicas/estratégias que permitem minimizar o impacte ambiental da actividade pecuária.

Competências

Compreender e saber interpretar os processos fisiológicos das espécies pecuárias. Capacidade para entender e aplicar terminologia técnica. Conhecer e compreender a diversidade dos sistemas de produção das espécies pecuárias e o seu enquadramento nos ecossistemas naturais e no espaço rural. Conhecer e aplicar os princípios e técnicas fundamentais, no âmbito produção e da gestão de uma empresa agro-pecuária. Identificar problemas e participar na procura de soluções e na respectiva aplicação em situações concretas. Capacidades de (auto-)crítica e de uso de razoabilidade lógica em situações concretas.

Tópicos programáticos

Enquadramentos das produções de ovinos, caprinos e bovinos nas realidades económicas, sociais e políticas em Portugal e na Europa: sua evolução e cenários tendenciais. A origem, evolução e raças de ovinos, caprinos e bovinos. Aspectos etológicos das espécies (comportamento social, comportamento reprodutivo, comportamento maternal, comportamento alimentar, comportamento na ordenha). Ciclo biológico e ciclo produtivo. Maneio dos reprodutores e eficiência reprodutiva. A produção e a reprodução (balanço energético, regime alimentar, condição corporal no desempenho reprodutivo). Determinantes fisiológicas da produção de leite e de carne e suas implicações práticas (a produção, capacidade de ingestão e a variação do peso ao longo do ciclo produtivo. A repartição dos nutrientes ao longo da lactação). Particularidades da digestão dos ruminantes relacionados com o desempenho produtivo de vacas leiteiras, vacas de carne, ovinos e caprinos. Efeito da composição da dieta na produção de carne e de leite. Efeitos patológicos no animal causados pelo maneio alimentar, maneio reprodutivo e práticas na exploração. A eficiência na produção de leite e na produção de carne (a vaca, a ovelha e cabra leiteira, os outros bovinos e outras espécies animais; a eficiência em animais de raças diferentes e entre animais da mesma raça). O animal jovem (a digestão na fase lactante, leites de substituição; crescimento e desenvolvimento e maneio no período que antecede a puberdade e seus efeitos na produção posterior). A síntese e expulsão do leite. A ordenha: determinantes, princípios e efeitos. Esquemas sucintos de selecção e melhoramento animal (exemplos adequados às espécies e dentro das espécies).

Bibliografia Básica

NUNES, A. F. (2004). O leite. Mecanismos de produção.
GALL, C. (1981). Goat Production.
DEGOIS, E. (1982). Le livre du bom moutonnier. Ed. Flammarion-La maison Rustique. Paris, França.
BUXADÉ, C. (1996). Zootecnia. Bases de la Producción Animal. Tomos VII, VIII y IX. Ed. Mundi-Prensa. Madrid, Espanha.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão de matérias em sessões de natureza colectiva. Participação activa dos alunos no maneio dos animais e na implementação de técnicas complementares.

Regime de Avaliação

Duas provas (uma no final do semestre) ou, alternativamente, um exame no final do semestre (80% do resultado final). Elaboração, apresentação e discussão de um relatório (20% do resultado final).