Ensino

Início / Ensino / Módulos (UCs) / Temáticas actuais e novas perspectivas para a produção de carne

Bovinos em parque de alimentação

Temáticas actuais e novas perspectivas para a produção de carne

Código: ZOO10424 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Ano: 1º Ano | Semestre: 2º Semestre
Línguas de Leccionação: Português

Docentes

Carlos José Reis Roquete
José António Lopes Castro
Amadeu António Borges Freitas
António Paulo Duque Fonseca
José Alberto Macedo Neves
Alfredo Manuel Franco Pereira

Objectivos

Proporcionar conhecimentos para que os alunos possam de modo autónomo decidir pela metodologia e sistemas produtivos que mais se adaptem às exigências necessidades e políticas produtivas e, deste modo, possam equacionar com bases sólidas o caminho e a utilização dos instrumentos disponíveis para aumentar a eficiência bio-económica do respectivo sector da produção de carne.

Competências

Reconhecer a situação, localizar e compreender os pontos de estrangulamento, resolver os problemas ou aplicar tecnologia mais adequada sendo sintético e claro na transmissão do conhecimento e decisões.

Tópicos programáticos

Caracterização da situação atual, potencialidades e orientação produtiva, num pressuposto de sustentabilidade, em regiões mediterrânicas, temperadas e tropicais, tendo em mente a eficiência bio-económica dos sectores específicos de produção: bovinos de carne; ovinos; caprinos; suínos; e da qualidade dos produtos finais. Particularmente, focar o potencial e seleção adequada das espécies e raças; os sistemas e modalidades produtivas; e os aspectos ligados à inovação, diferenciação do produto final e as mais-valias associadas.

Bibliografia Básica

A recomendar pelos Docentes, de modo ajustado ao perfil e objectivos pessoais/profissionais dominante dos mestrandos. Pesquisas on-line em bases de dados bibliográficas. Internet.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de tópicos na óptica da solução ou alternativas.

Regime de Avaliação

Teste escrito e trabalhos monográficos com apresentação em seminário próprio.