Início / Ensino / Módulos (UCs) / Temáticas actuais e novas perspectivas para a produção de leite

Bovinos leiteiros de elevado potencial produtivo

Temáticas actuais e novas perspectivas para a produção de leite

Código: ZOO10425 | Nível: 2º Ciclo | ECTS: 06
Línguas de Leccionação: Português ou Inglês

Cristina Maria Conceição Pinheiro
José António Lopes Castro
Alfredo Manuel Franco Pereira
Elisa Maria Varela Bettencourt
Ricardo Jorge Palmeiro Romão
Amadeu António Borges Freitas

Pretende-se que os Estudantes:
- tenham uma visão alargada da produção de leite, relacionando os conhecimentos adquiridos com as novas tecnologias utilizadas;
- compreendam o mais recente pensamento científico e desenvolvimentos nos campos da nutrição animal, reprodução e seleção;
- sejam sensibilizados para os desafios que se colocam no futuro, considerando a evolução da Ciência e Tecnologia na área da produção de leite.

Pretende-se que os Estudantes temham capacidade para:
- aplicar os conhecimentos relativos aos processos fisiológicos, nutricionais e reprodutivos da produção de leite;
- propor e executar planos de produção em explorações leiteiras, ao nível da concepção, e gestão técnica com vista a aumentar a eficiência ou adequar a produção às novas políticas comunitárias do sector leiteiro;
- participar em equipas de implementação, manutenção e auditoria de sistemas de produção de leite com qualidade, segurança e que respeitem as regras do bem-estar e ambiente;
- desenvolver projetos de pesquisa e experimentações na área da produção.

Legislação e interpretação das diretrizes europeias relativas à interação segurança alimentar- ambiente- leite. Produção de leite e biossíntese. Avanços das particularidades da digestão dos ruminantes relacionados com o desempenho produtivo de vacas leiteiras. A sustentabilidade dos sistemas de produção de leite. Mecanismos fisiológicos da vaca leiteira que originam perdas de substratos poluentes para o ar e para o solo. Sugestões e interpretação dos processos que podem contribuir para a redução dessas perdas. A influência da nutrição e de patologias diversas na fertilidade das vacas leiteiras. Produção de leite face aos condicionalismos edafo-climáticos de algumas regiões do Mundo. Cenários atuais e futuros das técnicas de maneio e de gestão utilizadas nas explorações de bovinos face aos avanços tecnológicos e políticas de produção (ex.: novas tecnologia reprodutivas utilizadas nas explorações; aplicação da biologia molecular na produção, produção-composição de leite - bem estar animal).

Não se aplica a este nível indicar uma lista de compêndios bases, pois os temas a abordar são muito dispersos. Os 3 enumerados são simplesmente indicativos:

SEJRSE, K.; HVELPUND, T.; NIELSEN, M. O. (2006). Ruminant physiology . Digestion, metabolism and impact of nutrition on gene expression, immunology and stress, ISBN 9076998647.

BRAND, A.; NOORDHUIZEN, J. M.; SCHUKKEN, Y. H. (2001). Herd health and production management in dairy practice. ISBN 9074134343.
NUNES, A. F. (2004) Leite. Mecanismos de produção. Fenalac.

Em cada sessão é apresentado aos alunos bibliografia específica sob a forma de artigos ou partes de livros.

Os alunos serão estimulados a desenvolverem trabalho próprio, pesquisando e apresentado alguns temas de uma sob um formato próprio (poster, apresentação em Congresso). Alguns dos temas serão apresentados em língua Inglesa. As sessões de ensino de natureza colectiva serão essencialmente interpretativas sobre casos concretos e apresentados pelos docentes. Pretende-se implementar uma metodologia de aprendizagem vocacionada para apresentação do problema - como abordar - qual o resultado - que perspectiva futura.

Avaliação por uma prestação contínua (trabalhos) e prova escrita + prova oral.