Início / FAQ

FAQ

Que profissão pode ter um Licenciado em Ciência e Tecnologia Animal?

Um Licenciado em Ciência e Tecnologia Animal poderá ter dezenas de profissões diferentes, em domínios de actividade muito diversos, para além de inúmeras oportunidades de negócio por conta própria.
Visita, de entre muitos outros, os seguintes portais: Vocational Information Center | American Society of Animal Science .

O que significa obter formação na Universidade e na Empresa?

Significa que poderás ter estágios em contexto de trabalho real (sobretudo nos últimos terços dos semestres), onde aprenderás as práticas e actividades correntes de âmbito empresarial ou profissional.

Em que tipo de empresas poderei cumprir períodos de actividade?

Depende tos teus interesses.
Desde explorações de animais (terrestres e aquáticos), passando por empresas de transformação de produtos de origem animal, laboratórios de investigação, fábricas de alimentos compostos ou até parques zoológicos e empresas de turismo ambiental, as possibilidades são muitas.

Terei preparação para a criação de um negócio?

Além da experiência que adquirirás nas empresas onde irás estagiar, durante o teu percurso na Universidade de Évora terás oportunidade de contactar com inúmeras realidades e possibilidades, no país e no estrangeiro. Contactarás com as áreas do empreendedorismo e terás à disposição especialistas em vários domínios, inclusive na área da criação e gestão de empresas.
Se for essa a tua vontade, ajudamos-te a elaborar um projecto e a procurar financiamento para essa tua iniciativa.

Quais as funções do meu Tutor?

São múltiplas.
Acompanha os teus estudos, aconselha-te acerca da melhor maneira de abordares cada módulo curricular, ajuda-te a "descobrir" as melhores orientações para o teu percurso profissional, aconselha-te sobre as melhores possibilidades de estágios em empresas ou laboratórios. Até te aconselha em questões da tua vida pessoal, se para tal for solicitado por ti.
Enfim, o teu Tutor será o teu... "Anjo da Guarda" na Universidade de Évora.

Como posso aprofundar conhecimentos sobre criação de animais em regiões subtropicais ou tropicais?

Podes, por exemplo, fazer um estágio numa Instituição prestigiada no Brasil. Temos convénios com as melhores Universidades e Empresas Brasileiras. Alternativamente, podes optar por um estágio num País Africano de Língua Oficial Portuguesa.

Poderei frequentar unidades curriculares avulsas, mesmo não estando inscrito num curso da U. de Évora?

Sim. A frequência de unidades curriculares avulsas (ou módulos) ministrados na Licenciatura em Ciência e Tecnologia Animal ou no Mestrado em Zootecnia é possível, mesmo não estando inscrito num curso da U. de Évora. O trabalho que vier a ser desenvolvido em regime livre, com vista ao aperfeiçoamento profissional, cultural ou pessoal, será devidamente creditado.

A inscrição deverá ser feita através de impresso próprio a entregar no Sector de Atendimento e Promoção da Qualidade dos Serviços Académicos da U. de Évora.

Para mais informação, poderá consultar o Estatuto de Estudante Externo da U. de Évora, no Portal dos Serviços Académicos desta Universidade.