Início / Investigação

Investigando colesterol...

O Departamento de Zootecnia propicia um ambiente estimulante para a prática da investigação e do desenvolvimento experimental no domínio lato da ciência animal, incluindo o acesso a uma densidade de recursos humanos e físicos difícil de igual no país.

Partilha a rede de laboratórios e outras unidades de suporte à investigação, desenvolvimento experimental e prestação de serviços do Campus da Mitra , designadamente os vários laboratórios do Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas e os recursos físicos e humanos do Hospital Veterinário da U. de Évora.

Este Departamento, tem acumulado uma reputação que tem ajudado a assegurar a coordenação/execução de projectos de investigação/desenvolvimento experimental que, no último quinquénio, reuniram um financiamento externo total superior a cinco milhões de Euros. Esta situação atesta favoravelmente sobre a relevância técnico-científica dos trabalhos que têm aqui vindo a ser dirigidos/efectuados.

Nos último anos, a principal actividade investigativa do Departamento de Zootecnia tem incidido em diversas áreas como, por exemplo, a fisiologia, o comportamento, a nutrição, a alimentação e a reprodução animais; a produção/uso de equinos, de suínos e de ruminantes; a apicultura, a aquacultura e a zootecnia tropical; a identificação electrónica animal ou várias tecnologias associadas aos produtos de origem animal.