Investigação

Início / Investigação / Apresentações / Estudo comparativo do colostro e leite de porcas de raça Alentejana e porcas LW x LR

Estudo comparativo do colostro e leite de porcas de raça Alentejana e porcas LW x LR

Ano
2001
Resumo

Foram colhidas amostras de colostro durante o parto e 24 horas após o parto e de leite nos dias 5, 15, 21 e 35 de lactação, em 7 porcas multíparas de raça Alentejana (AL) e 7 porcas multíparas LW*LR. As porcas na fase final da gestação e até ao desmame (35 dias) tiveram o mesmo ambiente experimental. A recolha, por ordenha manual, do primeiro colostro foi feita directamente, sem recurso a administração hormonal, nas restantes colheitas procedeu-se à administração intra-muscular de 20 U.I. de ocitocina dois minutos antes da ordenha manual. Foram determinadas as percentagens de matéria seca (MS), lactose (LACT), proteína total (PT), lípidos totais (LT) e a energia total (KJ/Kg). Por cada ordenha fez-se uma amostra compósita do leite de cada genótipo e determinou-se a sua composição em ácidos gordos (AG). No conjunto de amostras de colostro (0 + 24 horas) verificou-se uma percentagem de lípidos totais significativamente superior nas porcas Alentejanas (p<0.05), relativamente aos outros parâmetros estudados verificou-se uma tendência (não significativa) para o colostro de porcas Alentejanas ter maior percentagem de matéria seca, de proteína e maior energia total, tendo, no entanto menor teor de lactose. No que respeita ao leite observaram-se só diferenças significativas entre os genótipos na percentagem de lactose que foi significativamente superior nas porcas LW*LR (p<0.05). A análise da composição em ácidos gordos da gordura revelou diferenças entre genótipos. Este estudo sugere que o factor genótipo tem uma acção determinante na % de lactose, na % de lípidos totais do colostro e na composição em ácidos gordos da gordura. A evolução dos diferentes parâmetros ao longo da lactação segue o padrão previamente descrito por outros autores.

Palavras Chave

Porcas; Raça Alentejana; Colostro; Leite; Composição.

Tipo de Apresentação
Comunicação oral
Tipo de Revisão
Nacional
Âmbito Geográfico
Nacional
Situação
Publicado
Referência

Charneca, R.; Nunes, J. (2001). Estudo comparativo do colostro e leite de porcas de raça Alentejana e porcas LW x LR. III Congresso Ibérico de Reprodução Animal, pp.480-484. Fundação Cupertino de Miranda, Porto, Portugal.