Investigação

Início / Investigação / Artigos / Degradabilidade in situ da matéria seca e fibra em detergente neutro de feno de coast cross e da matéria seca de milho em búfalos recebendo duas proporções de volumoso:concentrado.

Degradabilidade in situ da matéria seca e fibra em detergente neutro de feno de coast cross e da matéria seca de milho em búfalos recebendo duas proporções de volumoso:concentrado.

Ano
2003
Resumo

O presente experimento utilizou quatro búfalos machos, adultos, da raça Mediterrâneo, fístulados no rúmen. Os animais foram submetidos, em dois períodos experimentais, a duas rações diferentes: VOL80 (20 % de concentrado e 80 % de volumoso) e CON80 (80 % de concentrado e 20 % de volumoso). Foi feita a avaliação da degradabilidade da matéria seca (MS) e fibra em detergente neutro (FDN) do feno de Coast cross e da MS do milho em grãos. Os resultados mostraram que as degradabilidades tanto da MS como da FDN foram maiores no tratamento VOL80 que no tratamento CON80.

Palavras Chave

zebuínos; bubalinos; degradabilidade; rúmen; matéria seca; proteína; fibra.

Tipo de Artigo
Investigação
Tipo de Revisão
Nacional
Âmbito Geográfico
Nacional
Situação
Publicado
Referência

Ablas, D.; Neto, R.; Filho, J.; Titto, E.; Pereira, A. (2003). Degradabilidade in situ da matéria seca e fibra em detergente neutro de feno de coast cross e da matéria seca de milho em búfalos recebendo duas proporções de volumoso:concentrado. Revista Portuguesa de Zootecnia , Ano X Nº1: 27‑36.