Investigação

Início / Investigação / Artigos / Utilização de proteaginosas (soja, tremoço e ervilha) nos alimentos de suínos em crescimento: efeitos sobre a morfologia e a actividade das enzimas intestinais.

Utilização de proteaginosas (soja, tremoço e ervilha) nos alimentos de suínos em crescimento: efeitos sobre a morfologia e a actividade das enzimas intestinais.

Ano
2001
Resumo

Constituiu objectivo deste trabalho estudar a influência da incorporação de grãos de leguminosas sobre a mucosa intestinal de suínos em crescimento. A utilização das sementes de proteaginosas não teve efeitos significativos na altura das vilosidades e profundidade das criptas nos diferentes compartimentos do intestino delgado, mas reduziu a largura das criptas duodenais. A influência das dietas sobre a actividade das enzimas intestinais foi mais marcada e variou consoante a leguminosa incorporada. O efeito dos grãos de proteaginosas sobre a morfologia da mucosa intestinal foi, no entanto, reduzido e não se verificaram efeitos negativos na actividade das peptidases intestinais.

Palavras Chave

proteaginosas; mucosa intestinal; suínos.

Tipo de Artigo
Investigação
Tipo de Revisão
Nacional
Âmbito Geográfico
Nacional
Situação
Publicado
Referência

Carvalho, F.; Salgado, P.; Lallés, J. Freire, J.; Abreu, M. Bento, O. (2001). Utilização de proteaginosas (soja, tremoço e ervilha) nos alimentos de suínos em crescimento: efeitos sobre a morfologia e a actividade das enzimas intestinais. Revista Portuguesa de Zootecnia , X Congresso de Zootecnia, Ano VIII Nº1: 221‑228.