Início / Investigação / Livros / Conviver com a Varroa em Portugal. Um contributo para a adopção de boas práticas apícolas de convivência com a Varroa

1. Introduz e contextualiza esta problemática; 2. Aborda aspectos relevantes associados à Varroa (Ciclo de vida, Esperança de vida, Como se dissemina, Sintomas que apresenta, Efeitos sobre as abelhas, Associação com vírus e com micose, Efeitos sobre as colónias, Sinais de morte eminente de colónias, Mecanismos de reinfestação, Dificuldades de detecção e Como procurar activamente Varroas nas colónias); 3. Revela alguns impactos da varroose (Mortalidade de colónias, População de varroas nas colónias, Taxas de mortalidade de varroas, redução da produção de mel); 4. Sugere como conviver com a varroa (Monitorizando e vigiando, Objectivos do controlo, Tipos de luta, Métodos biotecnológicos, Tratamentos químicos tradicionais, Tratamentos alternativos, Varroacidas utilizados na União Europeia, Aplicação de tratamentos, Redução da pressão de reinfestação, Resíduos de tratamentos, O ‘último recurso’ e Populações resistentes); 5. Alerta para a protecção integrada como forma de melhor conviver com a varroose (Protecção integrada: um modo de contar a história, Protecção integrada na luta contra a varroa, Benefícios da protecção integrada, Esquemas de protecção integrada, Opções para um esquema concreto de protecção integrada e Pontos chave para a convivência com a varroa) e 6. Revela alguma informação útil no contexto da luta contra a Varroa em Portugal (Legislação e Contactos)

Varroa; Abelhas; Proteção integrada; Portugal

Varroa; Honey bees; IPM; Portugal

Envolvimento
Co-Autoria
Área de Trabalho

Murilhas, A; Casaca, J (2004). Conviver com a Varroa em Portugal. Um contributo para a adopção de boas práticas apícolas de convivência com a Varroa. Universidade de Évora / AGRO 354-2001. Évora (Portugal). 32 pp