Início / Investigação / Projectos / Associação entre o polimorfismo de proteínas do leite e parâmetros de produção e qualidade do queijo, em raças portuguesas de ovinos

2001 / 2004
Instituição Lider
UTAD, Universidade de Trás?os?Montes e Alto Douro
Parceiros

DRAAL, Direcção Regional de Agricultura do Alentejo; CEBA, Centro de Experimentação do Baixo Alentejo; Universidade de Évora; INETI, Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial; ANCOSE, Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela

Fonte de financiamento
FCT
Financiamento total
Participação
Coordenação na U. Évora

Determinação das frequências das variantes alélicas das proteínas do leite em três raças de ovinos autóctones Portuguesas (Serra da Estrela, Merino Banco e Merino Preto), cujo leite é utilizado na produção dos queijos tradicionais Serra da Estrela e Serpa. Avaliar e quantificar as associações entre as variantes genéticas e a produção, composição e aptidão do leite e as características químicas, reológicas e sensoriais dos queijos fabricados com os diferentes leite.

Abstract

Frequencies of the variants at milk protein loci in three Portuguese indigenous sheep breeds (Serra da Estrela, Merino Branco and Merino Preto), whose milk is used in the production of the most important traditional types of cheese Serra da Estrela and Serpa cheese. Associations between those variants milk yield, milk composition and technological properties of milk for cheese production. Association of the variants and the cheese quality.

Ovinos; Proteínas; Polimorfismo; Queijo

Sheep; Milk proteins; Polymorphism; Cheese