Início / Investigação / Projectos / Caracterização qualitativa e quantitativa do leite e queijo de ovelha produzidos na região do queijo de Serpa

1997 / 2000
Instituição Lider
DRAAL, Direcção Geral de Agricultura do Alentejo

Universidade de Évora; ACOS, Associação de Criadores de Ovinos do Sul

Fonte de financiamento
INIA, Instituto Nacional de Investigação Agrária
Financiamento total
Participação
Coordenação na U. Évora

Avaliação do efeito da raça ovina e da sazonalidade da produção nas características físico‑química e organolépticas do leite e queijo produzido na região demarcada do Queijo Serpa, utilizando três raças de ovelhas (Merino, Serra da Estrela e Lacaune). O leite proveniente das 3 raças foi analisado ao longo do período de fabrico do queijo Serpa totalizando 14 períodos de amostragem, e queijos com 30 dias de cura foram avaliados em termos de características químicas, reológicas e sensoriais.

Abstract

The bulk milk of Merino, Serra da Estrela e Lacaune ewe breeds were used in cheese manufacture and was evaluated in view of evaluate the effect of the ewe milk breed on the milk composition, cheese composition, reological characteristics and sensorial parameters.

Leite de ovelha; Merino; Lacaune; Serra da Estrela; Queijo de Serpa

Ewe milk; Merino; Lacaune; Serra da Estrela; Serpa cheese