Início / Investigação / Projectos / Influência dos polifenóis na utilização de recursos arbustivos pelos ruminantes

Influência dos polifenóis na utilização de recursos arbustivos pelos ruminantes
Influence of shrubs polyphenols on browsing by ruminants

1998 / 2000
Instituição Lider
INIA
Parceiros

Universidade de Trás‑os‑Montes e Alto Douro; TAD; Faculdade de Medicina Veterinária; Universidade dos Açores; Universidade de Évora

Fonte de financiamento
FCT
Financiamento total
Participação
Coordenação na U. Évora

As arbustivas desempenham um papel acessório na alimentação de ruminantes em pastoreio extensivo, mas não menosprezável, porque fornecem nutrientes em alturas de escassez alimentar. Uma das limitações à sua utilização é a presença de polifenóis, que inibem a utilização digestiva, ao complexarem‑se com as proteínas, alimentares e microbianas. O projecto pretende avaliar o valor nutritivo de algumas arbustivas, caracterizar o seu teor em polifenóis, e estudar a sua utilização digestiva.

Abstract

Browsing represents an important contribute when food resources are low. However, the presence of unpalatable phytochemicals, namely polyphenols, reported to protect shrubs and tree saplings against grazing, have negative effects both on digestion and intake. The proposed research aimed to quantify the nutritive value of 8 shrubs, and to characterize it’s polyphenol profile and digestive use.

arbustivas mediterrâneas; pastoreio; Quercus spp.; Cistus spp.; polifenóis

Mediterraneam shrubs; grazing; Quercus spp.; Cistus spp; polyphenols