Início / Investigação / Provas e Teses / Effets des legumineuses (soja, lupin et pois) sur la fonction et morphologie de la muqueuse intestinale du porc en croissance

Orientação
Instituição
Universidade de Évora
Total de páginas

Constituiu objectivo deste trabalho estudar a influência da incorporação de grãos de leguminosas sobre a mucosa intestinal de suínos em crescimento. A utilização das sementes de proteaginosas não teve efeitos significativos na altura das vilosidades e profundidade das criptas nos diferentes compartimentos do intestino delgado, mas reduziu a largura das criptas duodenais. A influência das dietas sobre a actividade das enzimas intestinais foi mais marcada e variou consoante a leguminosa incorporada. O efeito dos grãos de proteaginosas sobre a morfologia da mucosa intestinal foi, no entanto, reduzido e não se verificaram efeitos negativos na actividade das peptidases intestinais.

Abstract

The objective of this study was to measure the impact of legume seeds (peas and blue lupin) on the morphology and enzyme activities of intestinal mucosa. There were no significant effects on villus and crypt height, but crypt width was reduced by legume – containing diets. However, the impact of feeding legume on mucosal morphology was reduced. The diet influenced the specific activity of most intestinal enzymes, but there were no negative effects on intestinal peptidases.

Leguminosas; Morfologia intestinal; Actividade enzimática

Legume; Intestinal morphology; Enzyme activities

Tipo de tese
Aprovada

Carvalho, F (2001). Effets des legumineuses (soja, lupin et pois) sur la fonction et morphologie de la muqueuse intestinale du porc en croissance. Universidade de Évora (Portugal ): 38 pp.