Início / Investigação / Provas e Teses / Estudo comparativo do valor alimentar da aveia x ervilhaca conservada como feno e silagem

Instituição
Universidade de Évora
Total de páginas

O objectivo do trabalho executado nesta tese foi estudar o efeito da ensilagem, como método de conservação alternativo à fenação, sobre o valor alimentar da forragem de Aveia x Ervilhaca. Centrou‑se no efeito do método de conservação sobre a ingestão, digestão, padrão fermentativo ruminal, cinéticas de digestão e passagem de dietas, crescimento e ganhos médios diários de ovinos alimentados com feno e silagem de Aveia x Ervilhaca. Na realização destes estudos foram utilizadas metodologias específicas de fistulação ruminal, de medição da cinética de passagem da fase sólida e líquida das partículas alimentares (utilização de marcadores), de cinética da digestão por métodos in situ, de medição da fermentiscibilidade dos alimentos (método do gás‑teste), abate e dissecação de carcaças em músculo, osso e gordura. Concluiu‑se que a ensilagem permite uma preservação do valor alimentar desta forragem idêntica à verificada com a fenação, quando efectuada no mesmo estado fenológico. Para obtenção de ganhos médios diários e carcaças razoáveis a partir de dietas que integrem esta forragem conservada, quer como feno ou silagem, é necessário suplementá‑las com um concentrado energético e proteico.

Abstract

The objective of the work reported in this thesis was the study of the effect of ensiling, as an alternative method to hay‑making, on the feed value of oats and vetch forage. The effect of the method of conservation and the stage of maturity of the forage was studied on intake, digestion, rumen fermentation pattern, NDF digestion rate and rate of passage of particulate matter of sheep. Growth and carcass composition was measured on lambs fed with basal diets of hay or silage supplemented with a protein and energy concentrate. For this forage, it was concluded that silage and hay, providing they were cut at same stage of maturity, have similar feeding value.

Aveia x Vicia; Feno; Silagem, Valor alimentar

Oats and Vetch; Hay; Silage; Feeding value

Tipo de tese
Doutoramento
Aprovada

Bento, O (1991). Estudo comparativo do valor alimentar da aveia x ervilhaca conservada como feno e silagem. Universidade de Évora (Portugal ): 278 pp.