Início / Investigação / Provas e Teses / Implantação e cateteres na glândula parótida em pequenos ruminantes

Implantação e cateteres na glândula parótida em pequenos ruminantes

Instituição
Universidade de Évora
Total de páginas

A recolha de saliva, através da introdução de cateteres no ducto glândula parótida, permite obter amostras isentas de contaminação, proveniente de outras secrecções bucais ou de partículas de alimento, o que é uma condição indispensável quando se pretendem efectuar estudos de proteómica na saliva. Outra vantagem subjacente é a de possibilitar a recolha de amostras seriadas ao longo do tempo. A importância deste trabalho resulta da ausência de bibliografia sobre esta técnica cirúrgica, o que obrigou a várias abordagens prévias , afim de definir a melhor técnica. Descrevem-se os procedimentos, discute-se a metodologia e apresentam-se sugestões para melhorar a manutenção dos cateteres dentro do ducto da glândula salivar.

Parótida; Saliva; Técnicas cirúrgicas

Parotid; Saliva; Surgical procedures

Tipo de tese
Aprovada

Sinogas, B. (2006). Implantação e cateteres na glândula parótida em pequenos ruminantes. Universidade de Évora (Portugal ): 20 pp.